Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3188
Autor(es): Souza, Mario Francisco Pereira Vargas de
Título: Crítica à política criminal de drogas a partir de um estudo sobre as pessoas presas por tráfico de drogas sintéticas e convencionais no estado do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Crime;Tráfico de drogas;Drogas;Garantismo
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Citação: SOUZA, M. F. P. V. Crítica à política criminal de drogas a partir de um estudo sobre as pessoas presas por tráfico de drogas sintéticas e convencionais no estado do Rio Grande do Sul. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3188. Acesso em: 25 jun. 2022.
Resumo: A presente pesquisa versa sobre a política criminal de drogas a partir de um estudo feito sobre as pessoas presas por tráfico de dois tipos específicos de drogas: convencionais e sintéticas. Pretende, com isso, demonstrar que a natureza da substância traficada difere em relação ao sujeito ativo do delito e que isso, por sua vez, condiciona as variáveis da repercussão penal. Para tanto, adotam-se as pesquisas bibliográfica e empírica. A primeira tem como marco teórico “o garantismo penal”, enquanto o levantamento empírico consistiu no mapeamento das prisões em flagrante ocorridas no ano de 2016 e, em grande parte, autuadas junto ao Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico, na Primeira Delegacia de Investigações do Narcotráfico da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul. Desse modo, a pesquisa se adequa à área de concentração do PPG em Direito (direito e sociedade) e à linha de pesquisa intitulada Sociedade e Fragmentação do Direito. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a percepção de que a política criminal brasileira de drogas é disfuncional frente à realidade social e criminal contemporâneas.
Orientador(es): Costa, Renata Almeida da
Coorientador(es): Cademartori, Sérgio Urquhart
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mfpvsouza.pdfOpen Access1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.