Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3159
Autor(es): Biffi, Magali Regina
Título: Memória e ressignificação de vida na terceira idade: um estudo através de biografias pessoais
Palavras-chave: Terceira idade;Memória;Biografia;Literatura
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: BIFFI, M. R. Memória e ressignificação de vida na terceira idade: um estudo através de biografias pessoais. 2022. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3159. Acesso em: 04 jun. 2022.
Resumo: Recentemente direcionou-se um novo olhar para a terceira idade pois a longevidade é um fato recente na humanidade e precisa ser considerado. Por isso, este estudo torna-se importante na medida em que precisamos examinar com afinco o desejo dos nossos velhos de continuar a fazer parte da sociedade, dar-lhes a chance de continuar a conviver com amigos e a preservar e ressignificar suas memórias. Este trabalho é uma continuidade do que foi realizado em um dos estágios na graduação, no qual foram desenvolvidas oficinas na UNATI – Universidade Aberta da Terceira Idade da Unilasalle. A UNATI busca, nesse sentido, oferecer oficinas para que os idosos possam compartilhar essas ideias. Uma delas, Literaturando a Vida, produziu ressignificação das memórias estudando biografias de autores da literatura e da arte como memória de vida. As biografias atuam como gatilho de memória para que cada aluno possa lembrar e contar sua própria história e dividi-la com seus semelhantes. Esta pesquisa tem como problema: Como ressignificar memórias de vida na terceira idade por meio de textos biográficos de autores da literatura e da arte plástica? Para responder a este problema, estabelecemos o seguinte objetivo: Analisar as memórias de vida da terceira idade do projeto UNATI da Unilasalle/Canoas com a finalidade de construção de um livro que ressignifique essas memórias. Ao longo desta escrita, mostraremos a relação que a memória possui com a literatura, com a história e como essas histórias se tornam disponíveis na nossa mente quando escutamos as biografias. Para isso, trazemos os estudos, principalmente, de: Eclea Bosi (1987; 2003), Umberto Eco (2011), Maurice Halbwachs, (2006), Paulo Tedesco (2021) e Benito Bisso Schmidt (2019). O produto final deste mestrado é um livro com relatos das oficinas da UNATI. Concluindo, exponho uma análise entre teoria e prática para que fique elucidada a importância desse trabalho com a Terceira Idade.
Orientador(es): Rosa, Lúcia
Coorientador(es): Telles, Tamara Cecilia Karawejczyk
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mrbiffi.pdfOpen Access2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.