Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3038
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Patrick da Silveira | - |
dc.contributor.author | Furtado, André Osvaldo da Silva | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Cristina Marin Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T23:16:48Z | - |
dc.date.available | 2022-05-31T23:16:48Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, P. S.; FURTADO, A. O. S.; GONCALVES, C. M. R. O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: um relato de experiência. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 13, n. 1, p. 05-17, 2019. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/biomotriz/article/view/75/27. Acesso em: 09 maio. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3038 | - |
dc.description.abstract | A Educação Física, em uma perspectiva direcionada ao ensino escolarizado, deve procurar abordar os indivíduos em sua complexidade e não dedicar-se apenas ao aspecto do desenvolvimento físico e motor dos alunos. A grande demanda de conteúdos que o professor deve abordar durante o período letivo, aliada as restrições de tempo que muitas vezes encontra, acabam desafiando-o para elaborar metodologias de ensino diferenciadas e que fogem ao tempo e espaço disponibilizado nas instituições escolares. O avanço tecnológico e o surgimento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) mostram-se possíveis aliados ao cumprimento das tarefas docentes. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar o relato de experiência de uma metodologia de ensino de Educação Física a partir do uso da TIC em um estabelecimento de ensino fundamental localizado em um bairro urbano do município de Esteio/RS, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, com uma turma de 9º ano, composta por 24 alunos com idades entre 13 e 15 anos. Como resultado, observouse que os alunos se envolveram efetivamente com as atividades propostas, tiveram uma compreensão de que a Educação Física não é apenas a repetição de exercícios físicos e gestos motores e o envolvimento com temas importantes que atravessam a sociedade contemporânea como, por exemplo, a drogadição juvenil, as patologias relacionadas ao sedentarismo e a adoção de hábitos saudáveis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Unicruz | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
goncalvesetal.pdf | Open Access | 291,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.