Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2912
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Silva, Juliana Cristina da
Machado, Juliana Aquino
Título: Pensar e fazer formação de professores numa perspectiva outra
Palavras-chave: Formação;Autoformação;Docência;Escola;Decolonialidade
Data do documento: 2021
Editor: Revista Nuestramérica
Citação: MACHADO, J. A.; SILVA, J. C.; SILVA, G. F. Pensar e fazer formação de professores numa perspectiva outra. Revista Nuestramérica, Concepción, Chile, v. 09, n. 17, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5519/551968077010/html/. Acesso em: 04 maio 2022.
Resumo: Neste texto propomo-nos a analisar algumas ações formativas desenvolvidas em uma rede municipal de ensino, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, procurando auscultar conceitos que vêm emergindo destas ações a partir de uma perspectiva epistemológica outra de construção do conhecimento docente. Tal perspectiva epistemológica considera, especialmente, alguns princípios das pedagogias decoloniais propostos por Walsh (2009), que numa interpretação ao contexto explicitado, se refere a organizar e conduzir os processos formativos a partir de um “pensar desde” e de um “pensar com”. O “pensar desde” é caracterizado por uma ação implicada, como princípio epistemológico de construção de saberes, num movimento histórico-existencial, realizando na medida em que se leva em conta o ethos e o habitus dos nossos pertencimentos (Macedo 2006 e 2012). O “pensar com”, fundamenta-se em uma aposta pedagógica amparada na valorização do sujeito coletivo e individual como intelectual de sua prática docente, que se autoforma a partir da interação com os pares, num movimento pautado por princípios dialógicos, portanto não mais um sujeito moderno, mas um agente participativo, atuante e crítico de seu próprio processo formativo.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access225,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.