Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gilberto Ferreira da-
dc.contributor.authorSchmidt, Márcia Helena Dutra-
dc.date.accessioned2022-05-18T23:41:17Z-
dc.date.available2022-05-18T23:41:17Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSCHMIDT, M. H. D. ; SILVA, G. F. Metodologias horizontais nos primeiros anos do ensino fundamental: um desafio descolonial. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–18, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1440. Acesso em: 04 maio 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2910-
dc.description.abstractNeste artigo, exercita-se o pensamento crítico decolonial em um ensaio sobre possíveis alternativas para horizontalizar metodologias nas práticas pedagógicas utilizadas em escolas públicas, nos processos de alfabetização e consolidação de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Aliada a essa preocupação, procura-se verificar como se dá a manutenção da colonialidade, eurocentricidade e subalternização daquilo que é próprio dos sujeitos em sua formação escolar básica. Para dar conta desses propósitos, o estudo busca apoio teórico nas contribuições da perspectiva decolonial, explora as metodologias horizontais apontando o diálogo como instrumento de construção do conhecimento. O estudo enfatiza a escola como espaço de manutenção de práticas colonizadoras e aponta para fissuras nessa estrutura que revelam possibilidades para a construção de intervenções docentes desde o viés decolonial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Profissão Docentept_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectMetodologia horizontalpt_BR
dc.subjectProdução horizontal de conhecimentopt_BR
dc.subjectPedagogia decolonialpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleMetodologias horizontais nos primeiros anos do ensino fundamental: um desafio descolonialpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access347,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.