Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Schmidt, Márcia Helena Dutra | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T23:41:17Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T23:41:17Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SCHMIDT, M. H. D. ; SILVA, G. F. Metodologias horizontais nos primeiros anos do ensino fundamental: um desafio descolonial. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–18, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1440. Acesso em: 04 maio 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2910 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo, exercita-se o pensamento crítico decolonial em um ensaio sobre possíveis alternativas para horizontalizar metodologias nas práticas pedagógicas utilizadas em escolas públicas, nos processos de alfabetização e consolidação de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Aliada a essa preocupação, procura-se verificar como se dá a manutenção da colonialidade, eurocentricidade e subalternização daquilo que é próprio dos sujeitos em sua formação escolar básica. Para dar conta desses propósitos, o estudo busca apoio teórico nas contribuições da perspectiva decolonial, explora as metodologias horizontais apontando o diálogo como instrumento de construção do conhecimento. O estudo enfatiza a escola como espaço de manutenção de práticas colonizadoras e aponta para fissuras nessa estrutura que revelam possibilidades para a construção de intervenções docentes desde o viés decolonial. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Profissão Docente | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Metodologia horizontal | pt_BR |
dc.subject | Produção horizontal de conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia decolonial | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Metodologias horizontais nos primeiros anos do ensino fundamental: um desafio descolonial | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 347,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.