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http://hdl.handle.net/11690/2885
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.contributor.author | Fossatti, Paulo | - |
dc.contributor.author | Luz, Charlene Bitencourt Soster | - |
dc.contributor.author | Silva, Louise de Quadros da | - |
dc.contributor.author | Soares, Tatiani Prestes | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T21:56:47Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T21:56:47Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, T. P. et al. O clima institucional na universidade: a importância da comunicação. In: Congreso Iberoamericano de Investigación sobre Gobernanza Universitaria, 8., 2020, Bogotá, Colombia. Anais [...]. Bogotá, Colombia: Editora de la Universidad de Santo Tomás, 2020, v. 1. p. 1-11. Disponível em: https://repository.usta.edu.co/handle/11634/30713. Acesso em: 11 maio 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2885 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo consiste em uma revisão de literatura sobre a comunicação na constituição do clima organizacional em âmbito do Ensino Superior. Diante disso, a linha temática abordada será governo e gestão universitária. O objetivo do estudo trata de refletir sobre a gestão da comunicação assertiva no clima organizacional em instituições de Ensino Superior. Para isso, realizamos uma revisão de literatura a partir de artigos e livros, preferencialmente, publicados nos últimos cinco anos. A pesquisa utiliza a abordagem de caráter qualitativo devido ao seu foco na compreensão com maior profundidade do assunto em tela. Para a interpretação dos achados, nos baseamos em Bardin (2011) ao realizar a análise dos dados em três etapas: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e sua interpretação. Entre os principais resultados do estudo destacamos que a comunicação implica no clima organizacional de instituições de ensino. Dessa forma, nas instituições de Ensino Superior, se faz necessário que os profissionais estejam motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho, especialmente os docentes, por estarem em contato com os educandos. Colaboradores satisfeitos e motivados, normalmente se envolvem e se comprometem mais com a organização. Assim, a comunicação assertiva trata-se de uma ferramenta estratégica para a consolidação de um clima organizacional satisfatório, pois estimula a motivação dos seus colaboradores, relacionamento interpessoal, propicia um ambiente seguro e saudável, fazendo com que se sintam valorizados e pertencentes àquela instituição. Compreendemos que as premissas institucionais tendem a ser atingidas quando a gestão investe em competências como a comunicação assertiva, cujas características principais são a clareza, o dinamismo e o respeito, obtendo o retorno que se espera. Quando há essa comunicação, há redução de equívocos de processo, menor índice de conflitos interpessoais, aumento da motivação e engajamento dos colaboradores, devido ao sentido de pertencimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora de la Universidad de Santo Tomás | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Comunicação assertiva | pt_BR |
dc.subject | Clima organizacional | pt_BR |
dc.subject | Gestão do ensino superior | pt_BR |
dc.title | O clima institucional na universidade: a importância da comunicação | pt_BR |
dc.type | Pesquisa apresentada em evento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Apresentação em Eventos (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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