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http://hdl.handle.net/11690/2850
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.contributor.author | Almeida, Maria de Lourdes Pinto de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T17:08:03Z | - |
dc.date.available | 2022-05-16T17:08:03Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, M. L. P.; JUNG, H. S. Políticas curriculares e a base nacional comum curricular: emancipação ou regulação? Revista do Centro de Educação UFSM, Santa Maria/RS, v. 44, e24, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/26787/pdf. Acesso em: 10 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2850 | - |
dc.description.abstract | Este artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e documental sobre a Base Nacional Comum Curricular. O objetivo é refletir sobre o documento em vigor no contexto das políticas educacionais, seguindo a metodologia histórico-crítica. Enquanto instrumento de regulação da educação com uma maquiagem de legislação, apresenta-se como caminho para a emancipação humana no sistema capitalista. Foram encontrados pontos de regulação na Base Comum a todos, pois a seleção de determinados conteúdos em detrimento de outros denuncia a visão de um grupo dominante acerca do que seja legítimo ensinar, num exercício de regulação a serviço de uma Pátria panóptica. Os fundamentos científicos, metodológicos, filosóficos e pedagógicos da proposta do Estado, ainda que questionem a tradicional integração das disciplinas e resgatem temas como a ética e a justiça, tornam a escola um cenário midiático, com apelo às estratégias televisivas de entretenimento, em que não especialistas falam sobre tudo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista do Centro de Educação UFSM | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Currículo mínimo nacional | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas em educação | pt_BR |
dc.title | Políticas curriculares e a base nacional comum curricular: emancipação ou regulação? | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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