Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2840
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Silva, Louise da de Quadros da
Pinto, Isadora Gobi
Título: Ensino de ciências na infância: a percepção da prática docente
Palavras-chave: Ciências naturais;Ensino de ciências;Educação Infantil;Professor pesquisador
Data do documento: 2020
Editor: Revista Ciências em Foco
Citação: GOBI, I.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. Ensino de ciências na infância: a percepção da prática docente. Revista Ciências em Foco, Campinas/SP, v. 13, e020012, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14409/9424. Acesso em: 10 maio 2022.
Resumo: O ensino de ciências na infância é um assunto que precisa ser discutido, por isso, o presente texto apresenta essa temática a partir da prática docente em uma vivência chamada Projeto Pequenos Cientistas. Nosso objetivo consiste em refletir sobre o potencial do ensino de ciências na infância, especialmente no ambiente escolar, para a construção de cidadãos críticos e conscientes ecologicamente. Realizamos um relato de experiência com observações durante o ano de 2018, período no qual as práticas pedagógicas foram voltadas para a compreensão do ensino de ciências na educação infantil. Dentre os resultados apontamos para a dificuldade da instituição e a defasagem na formação dos professores para abordar efetivamente esta temática. Além disso, percebemos a importância do ensino de ciências na educação infantil pela sua significativa implicância na percepção das crianças. Consideramos que a abordagem do ensino de ciências precisa partir da realidade de cada educando, tornando-a significativa.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access210,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.