Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2822
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.contributor.author | Souza, Mariana Pinkoski | - |
dc.contributor.author | Silva, Louise Quadros da | - |
dc.contributor.author | Fossatti, Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T22:54:24Z | - |
dc.date.available | 2022-05-12T22:54:24Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, M. P. et al. Universidade e inclusão: um estudo de caso sobre o acolhimento ao aluno. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis/SC, v. 17, n.º único, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16215/13169. Acesso em: 09 maio 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2822 | - |
dc.description.abstract | A diversidade estudantil é uma realidade emergente nos contextos multiculturais e interculturais das universidades na atualidade. Estudantes universitários com especificidades e singularidades ingressam no ambiente educacional em busca de acolhimento, respeito e equidade. A governança universitária engajada nas políticas de inclusão deve arquitetar e amparar o estudante que planeja o ingresso ao mercado de trabalho. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi investigar como uma universidade brasileira acolhe o estudante considerado pela sociedade como diferente. Este artigo apresenta o delineamento qualitativo e consiste em um estudo de caso, por meio de questionário online, destinado à coordenação do Núcleo de atendimento ao estudante de uma instituição superior comunitária do Sul do Brasil. Os resultados deste estudo especificam que existe uma legislação que garante a inclusão, ressaltando também a importância de políticas de acolhimento, adaptação dos espaços físicos e profissionais especializados. A cultura da inclusão ainda é um desafio. As instituições de ensino superior devem estar de portas abertas para todos indivíduos e engajada em programas de acessibilidade, atuante com a comunidade acadêmica, investigando os espaços, as relações e as perspectivas, para modificar e incentivar possíveis ações que beneficiem não somente o acesso ao ensino superior, mas que promova continuamente um universo acolhedor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação, Artes e Inclusão | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Alunos diferentes | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.title | Universidade e inclusão: um estudo de caso sobre o acolhimento ao aluno | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 750,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.