Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJung, Hildegard Susana-
dc.contributor.authorAlmeida, Patrícia Rodrigues de-
dc.contributor.authorSilva, Louise de Quadros da-
dc.date.accessioned2022-05-12T22:43:26Z-
dc.date.available2022-05-12T22:43:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, L. Q.; JUNG, H. S.; ALMEIDA, P. R. Contribuições do PIBID para a redução do fracasso escolar: uma experiência no 3° ano do ensino fundamental. Revista de Extensão e Iniciação Científica da UNISOCIESC, Blumenau/SC, v. 8, n.º 2, p. 1-17, 2021. Disponível em: http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/276/300. Acesso em: 09 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2821-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo consiste em narrar a experiência docente enquanto supervisora de acadêmicos do Pibid na escola pública, em um trabalho voltado à diminuição da taxa de reprovação no 3º ano do ensino fundamental. A metodologia, de abordagem qualitativa, encaixa-se num estudo de caso. Os resultados apontam que: a) a presença dos docentes na escola é relevante, tanto para a sua formação como futuro docente, quanto para os alunos mediados; b) o Programa possibilita a articulação entre teoria e prática, num processo reflexivo, beneficiando a formação inicial e a formação permanente; c) o Pibid potencializa a prática colaborativa e o compartilhamento de saberes; d) a aprendizagem mediada pelo Programa contribui à modificabilidade cognitiva de ambos os envolvidos (docente e aluno), auxiliando na redução do fracasso escolar; e) o Pibid potencializa a inclusão. Podemos concluir, portanto, que os indicadores de reprovação se mostram minimizados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Extensão e Iniciação Científica da UNISOCIESCpt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEscola publica brasileirapt_BR
dc.subjectAlgabetizaçãopt_BR
dc.titleContribuições do PIBID para a redução do fracasso escolar: uma experiência no 3° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access210,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.