Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2818
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Ratto, Cleber Gibbon
Maciel, Patrícia Gusmão
Título: A escola De La Salle e a escola de Dewey: diálogos possíveis com a educação do século XXI
Palavras-chave: João Batista de La Salle;John Dewey;Experiência;Educação;Formação docente
Data do documento: 2021
Editor: Cadernos Cajuína
Citação: RATTO, C.; et al. A escola de la salle e a escola de dewey: diálogos possíveis com a educação do século XXI. Cadernos Cajuína, Piauí, v. 6, n.º 2, p. 244-260, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/485/383. Acesso em: 09 maio 2022.
Resumo: João Batista de La Salle foi um indivíduo inovador para sua época, introduzindo maneiras diferentes de promover a educação escolar das crianças, bem como a forma de capacitar os professores que se dedicavam ao ensino dessas crianças. Anos mais tarde, surge John Dewey, com pensamentos similares, preocupado também com a formação dos professores e com formas inovadoras de promover a aprendizagem escolar dessa faixa etária. O objetivo do presente artigo consiste em suscitar o diálogo sobre possíveis aproximações e distanciamentos entre a escola idealizada por La Salle e a escola de John Dewey. A metodologia é de cunho qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica. Autores como Leubet, Tagliavini, Corbellini, Westbrook, Teixeira, Dewey, entre outros, bem como os documentos que norteiam a educação brasileira contemporânea, como a BNCC e a BNC- formação, colaboram com as reflexões desenvolvidas neste trabalho. Os resultados sinalizam que tanto La Salle como Dewey, em épocas diferentes, procuraram formas diversas de promover uma aprendizagem que fosse centrada na criança, pensando também na formação daqueles que viriam a trabalhar com esse público. Dessa forma, concluímos que os dois pensadores citados foram essenciais para o desenvolvimento da educação como ela se encontra atualmente, e também para a preocupação com a capacitação dos profissionais da educação, que mostra-se vital para que estes possam desenvolver um trabalho adequado e efetivo dos processos de ensino-aprendizagem, tão necessários para a qualificação da educação no século XXI.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access397,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.