Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2812
Authors: | Jung, Hildegard Susana Almeida, Patricia Rodrigues Pinto, Isadora Gobi |
Title: | A avaliação escolar como processo de ensino- aprendizagem |
Keywords: | Avaliação;Processos avaliativos;Práticas de ensino;Aprendizagem significativa |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Ed. Unilasalle |
Citation: | GOBI, I.; ALMEIDA, P. R.; JUNG, H. S. A avaliação escolar como processo de ensino- aprendizagem. Revista Conhecimento & Diversidade, Canoas: Ed. Unilasalle, v. , p. , 2022. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/9170. Acesso em: 12 maio 2022. |
Abstract: | O presente artigo versa sobre o conceito de avaliação como fator relevante nos processos de ensino e aprendizagem significativos. O objetivo do trabalho em questão é suscitar o debate em torno da importância do processo avaliativo no meio escolar. Para tanto, considera-se necessário contemplar seu contexto sóciohistórico, bem como dialogar com a prática pedagógica na construção epistemológica da aprendizagem significativa. O texto aprofunda os conceitos de avaliação formativa, somativa, mediadora e diagnóstica por meio das perspectivas de Hoffmann (2010), Abrahão (2004), Luckesi (2006) e Vasconcellos (1994; 2013). Entrelaça os conceitos descritos com a prática pedagógica e reflete acerca das defasagens avaliativas, as quais ocasionam uma escola classificatória e excludente. A metodologia, de abordagem qualitativa, conduz a uma pesquisa bibliográfica, que buscou seus dados em artigos e livros a respeito da temática, seguida de análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para atingir uma aprendizagem significativa através do processo avaliativo. Compreende-se que este processo passa pelo olhar atento do educador para e com o educando. O processo de avaliação é profundo e necessita de constante reflexão, pois a partir dele o educador pode ser capaz de reinventar a sua prática e o estudante se compreende como indivíduo crítico-reflexivo em seu contexto. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 320.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.