Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2698
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dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorHabowski, Adilson Cristiano-
dc.contributor.authorRios, Míriam Benites-
dc.date.accessioned2022-04-08T18:04:34Z-
dc.date.available2022-04-08T18:04:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; RIOS, M. B. Ressonâncias das tecnologias digitais na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 31–45, 2019.Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11110. Acesso em: 8 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2698-
dc.description.abstractO ensaio discute sobre as possibilidades e os entraves das tecnologias digitais para as aprendizagens sociais, que se convertem em paradoxos por meio da aventura por novidades, dispersões, contradições e exclusões. As tecnologias têm dimensões políticas do mundo mercantil, em padrões de produtividade e competitividade, e, portanto, são ambíguas em relação aos processos formativos, causando apatia e insensibilidade ao invés de mobilização ao (re)conhecer. O trabalho desenvolve um estudo hermenêutico das relações existentes nesses processos de mudanças digitais, convidando para indagações e trazendo ressonâncias na cultura educativa. Se, por um lado, as tecnologias saíram do monopólio de especialistas e passaram a integrar de modo flexível e aberto o mundo social contemporâneo, através da noção de instrumentos capazes de pôr em movimento operações complexas e múltiplas conversações, por outro, experimentamos continuamente ambivalências em seu uso e dificuldades na renovação dos sentidos que envolvem essas linguagens, gerando o obscurecimento das tecnologias e dos interesses socioculturais. Concluiu-se que há uma necessidade de reconstruir, em uma perspectiva hermenêutica, os potenciais colaborativos das diferentes interfaces das tecnologias digitais na educação para prevenir práticas de exclusão, desumanização ou alienação tecnocientífica, que atinge a maioria dos marginalizados social e economicamente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectAprendizagem socialpt_BR
dc.subjectInclusão tecnológicapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleRessonâncias das tecnologias digitais na educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

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