Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2584
Autor(es): Sarmento, Dirléia Fanfa
Menegat, Jardelino
Ramos, Roberto Carlos
Título: A reestruturação curricular de uma rede municipal de ensino, numa perspectiva colaborativa
Palavras-chave: Currículo;Educação infantil;Ensino fundamental;BNCC
Data do documento: 2021
Editor: Conjecturas
Citação: SARMENTO, D. F.; MENEGAT, J.; RAMOS, R. C. A reestruturação curricular de uma rede municipal de ensino, numa perspectiva colaborativa. Conjecturas, v. 21, n. 4, p. 615-632, 2021. Disponível em: http://www.conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/231/182 - Acesso em 23/02/2022.
Resumo: O artigo focaliza a reestruturação curricular de uma rede municipal de ensino. Decorre de uma pesquisaação relativa à implantação da BNCC. Protagonizaram o estudo professores de 17 escolas desta rede. Foram priorizados no processo o diálogo, o comprometimento político com a mudança da realidade educacional e a democracia. A análise documental, a observação e os registros no Diário de Campo indicam: a) certa resistência à participação, b) concepção de currículo com foco nos conteúdos, c) visão burocrática sobre o planejamento curricular, e d) ceticismo em relação à BNCC.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dfsarmento.pdfOpen Access421 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.