Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2404
Autor(es): Carlos, Paula Pinhal de
Rudnicki, Dani
Müller, Felipe
Título: O uso da entrevista na pesquisa jurídica brasileira
Palavras-chave: Entrevista;Campo do direito;Pesquisa jurídica;CAPES
Data do documento: 2021
Editor: Revista brasileira de sociologia do direito
Citação: RUDNICKI, D. ; MULLER, F. R. ; CARLOS, P. P. O uso da entrevista na pesquisa jurídica brasileira. Revista brasileira de sociologia do direito, v. 8, p. 82-104, 2021. Disponível em: http://revista.abrasd.com.br/index.php/rbsd/article/view/525. Acesso em: 03 dez. 2021
Resumo: A proposta deste artigo é a de analisar a utilização da entrevista na pesquisa jurídica brasileira, refletindo assim também sobre a ciência, as técnicas, os trabalhos acadêmicos (dissertações e teses) e os Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGDs) nos quais são produzidos. Assim, buscamos verificar se ela tem se mostrado útil para pensar e transformar o Direito. Para tanto, realizamos pesquisa qualitativa, exploratória, com coleta de informações no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Partimos de 308 trabalhos acadêmicos disponíveis entre os anos de 2013 e 2019 e aprofundamos a análise de 48, disponibilizados em 2019. Identificamos o tipo de entrevista, o número de entrevistados e de perguntas e o tipo de instituição de ensino no qual foi realizado o trabalho acadêmico. Assim, podemos afirmar que o tipo de entrevista mais aplicado é o semiestruturado, utilizado em trabalhos pertinentes a diversos ramos do saber jurídico (inclusive em dogmáticos) e com representatividade em Estados do norte ao sul do país. Concluímos, então, que a entrevista se adequa à perspectiva crítica, aproximando o Direito da realidade da vida e que, mesmo sendo tão somente uma técnica, não transformando o campo do Direito, ela auxilia a desvelar a realidade e a aperfeiçoar a ciência do Direito.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Gestão de Recursos Humanos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ppcarlos.pdfOpen Access891,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.