Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2393
Autor(es): Waismann, Moisés
Bem, Judite Sanson de
Fernandes, Roberto Limía
Título: Aplicação do método da valoração contingente (MCV): estudo de caso do mural? AS PROFISSÕES? de Aldo Locatelli um patrimônio da UFRGS
Palavras-chave: Bens culturais;Valoração contingente;Mural das profissões
Data do documento: 2020
Editor: Revista memória em rede
Citação: FERNANDES, R. L.; BEM, J. S.; WAISMANN, M. Aplicação do método da valoração contingente (MCV): estudo de caso do mural "AS PROFISSÕES" de Aldo Locatelli um patrimônio da UFRGS. Revista Memória em Rede, v. 12, p. 317-340, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Memoria/article/view/15232. Acesso em: 02 dez. 2021.
Resumo: Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) há um conjunto de bens artísticos e culturais que apresentam registro de patrimonialização incompletos por não terem valor de mercado. Entre outros há um conjunto de obras de Aldo Locatelli. O objetivo deste trabalho é mensurar, sob a ótica do método da valoração contingente, o bem cultural - Mural “As Profissões” de importância artística, institucional e patrimonial situado na Sala do Conselho Universitário da UFRGS. Para tanto, a metodologia utilizada foi a investigação descritiva, documental e bibliográfica em fontes primárias e secundárias, aplicando um questionário semi-estruturado para o levantamento e análise de dados estatísticos, conciliando abordagens quali-quantitativa. Os resultados alcançados sugerem, fortemente, que a população pesquisada entende a importância da valoração econômica e apóia e preservação do patrimônio cultural, aqui representado pelo “Mural” da UFRGS. Além disso, os resultados abrem perspectivas para a aplicação do modelo aos demais bens patrimoniais culturais públicos da UFRGS e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Gestão de Recursos Humanos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mwaismann.pdfOpen Access579,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.