Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2385
Autor(es): Borges, Maria de Lourdes
Gutierrez, Ana Lerida Pacheco
Isaia, Artur César
Título: Entrevistas qualitativas nos campo da memória social: da concepção ao documento
Palavras-chave: Memória social - Eventos;Ambiente;Patrimônio cultural;Mercosul
Data do documento: 2020
Editor: Ed. Unilasalle
Citação: GUTIERREZ, A. L. P.; BORGES, M. L.; ISAIA, A. C. Entrevistas qualitativas nos campo da memória social: da concepção ao documento. In: JORNADAS MERCOSUL, 6., 2020, Canoas. Anais… Canoas, RS: Ed. Unilasalle. p. 449-453. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/books/article/viewFile/9008/3378. Acesso em: 02 dez. 2021.
Resumo: Estudar, em condições reais, trajetórias de vida e seus significados; traduzir perspectivas e opiniões de participantes de um dado estudo; considerar seus contextos de vida; revelar conceitos, existentes ou emergentes, que possam oferecer explicações sobre comportamentos sociais; recorrer a múltiplas fontes de dados que forneçam evidências. Essas são as características da pesquisa qualitativa apontadas por Yin (2016). Segundo este autor, quando um(a) pesquisador(a) vai a campo para coletar dados, as entrevistas tornam-se o principal instrumento na condução de sua pesquisa qualitativa (YIN, 2016), pois tal ponto de vista também recorta e seleciona a realidade a ser investigada. Por sua vez, Ramos (2015) apresenta o surgimento de um novo paradigma diante das especificidades de investigações nas áreas artísticas e criativas como produção de conhecimento. Em tais pesquisas, participativas, colaborativas e guiadas pela prática, o praticante reflete em concomitância com a ação, produz novos métodos e expressa os resultados por meio de linguagem simbólica. Embora tendo essa característica performativa, Ramos (2015) defende o compromisso com uma narrativa reflexiva sobre o processo criativo e o conhecimento alcançado, a partir do seu registro para disseminação amplificada por meios digitais a outros pesquisadores. Para Gerhardt (2009, p. 105), na metodologia qualitativa, a informação coletada a partir de um caso específico representa uma forma singular de um fenômeno mais amplo: “Os casos concretos tomados em sua singularidade não são considerados como representativos, mas exemplares”, já que a representatividade possui um sentido quantitativo. Os casos são exemplares porque indivíduos em seus contextos podem ilustrar fenômenos encontrados, ou desconhecidos, em lugares e grupos distintos. Embora não de modo exclusivo ou obrigatório, a entrevista qualitativa é a técnica mais frequente e amplamente utilizada para coleta de dados em campo (POUPART, 2014; BATISTA; MATOS; NASCIMENTO, 2017). As discussões sobre a mesma focalizam quase exclusivamente seu planejamento e execução, enquanto método e/ou técnica de coleta de dados, ocorrendo raras menções sobre seu caráter documental em manuais e estudos sobre metodologia de pesquisa. Sob o ponto de vista da memória social, a entrevista também é um importante meio de acesso à perspectivas sobre o passado em investigações qualitativas. Memória que é individual, mas imersa em, e impregnada por, experiências coletivas, sociais, culturais (HALBWACHS, 2006). Considerando especialmente o campo de estudos sobre memória social e institucional, neste artigo pretendese tecer algumas considerações sobre a entrevista e suas etapas, especialmente sua transformação em documento. Em termos metodológicos, consiste em uma pesquisa bibliográfi ca. Os autores citados debruçaram-se em maior ou menor profundidade sobre o estudo da entrevista, de modo que buscou-se destacar neste texto os aspectos mais relevantes, descritos nas seções seguintes a partir de uma aproximação conceitual sobre a entrevista, sua constituição em evento comunicativo e como a mesma se transforma em documento, concluindo ao encaminhar as considerações finais.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Processos Gerenciais)

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