Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2009
Autor(es): Lopes, Ronaldo Silva
Título: A musicalização como espaço de elaboração pedagógica e cultural: memórias moçambicanas como inspiração para atividades na escola Trindade em Esteio, RS
Palavras-chave: Musicalização;Mobilizações sociais;Oficina de percussão;Vila Pedreira;Escola Municipal de Ensino Básico Trindade
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: LOPES, R. S. A musicalização como espaço de elaboração pedagógica e cultural: memórias moçambicanas como inspiração para atividades na escola Trindade em Esteio, RS. 2021. 69 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2009. Acesso em: 19 ago. 2021.
Resumo: Este estudo pretende relatar e analisar uma experiência com Musicalização Infantil em atividades desenvolvidas durante o ano de 2019, além de estabelecer um paralelo entre o pensamento de Mia Couto e as contribuições da cultura de Moçambique na criação de espaços culturais junto a Escola Municipal de Educação Básica Trindade e a Vila Pedreira, na cidade de Esteio-RS. Entrelaçando a música e mobilizações sociais, promoveu-se o diálogo com o seguinte problema de pesquisa voltado às vivências na área da educação e da psicologia: De que forma a memória do trabalho pedagógico com percussão realizado no Centro Assistencial La Salle e na Escola João XXIII, em Moçambique, pode se constituir em fio condutor para realização de oficinas na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB Trindade), em Esteio? O objetivo geral é criar espaço de aprendizagens com a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Básico Trindade, em Esteio-RS, a partir da musicalização. Para isso, o trabalho estruturou-se a partir de uma metodologia calcada na abordagem de pesquisa qualitativa com desenho metodológico estudo de caso. O estudo aborda especificamente os efeitos de oficinas de percussão realizadas junto a alunos da referida escola. Sua relação com a temática da questão étnico-racial dá-se pela experiência de seu autor como voluntário em projetos sociais e comunitários que a Universidade La Salle realiza em Beira/Moçambique e pelos estudos da cultura afro-brasileira. Os autores, dentre outros utilizados para fundamentação teórica deste trabalho, foram Maurice Halbwachs (2006), Aleida Assmann (2011), Mia Couto (2003, 2011,2012), Paulo Freire (1967,1970,1995), Pierre Nora (1993), Roland Barthes (1990), Walter Benjamin (2012), entre outros. Além dos já citados, utilizamos como base de arte, educação e musicalização infantil autores como: Alicia Maria Almeida Loureiro (2003), Maura Penna (2014) e R. Murray Schafer (2009).
Orientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Coorientador(es): Chagas, Wagner dos Santos
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rslopes.pdfOpen Access779,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.