Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://hdl.handle.net/11690/1999Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Dias, Sariane Boff | - | 
| dc.date.accessioned | 2021-08-12T14:35:15Z | - | 
| dc.date.available | 2021-08-12T14:35:15Z | - | 
| dc.date.issued | 2020 | - | 
| dc.identifier.citation | DIAS, S. B. Vidas Secas e a Terra dos Meninos Pelados: proposta pedagógica a partir de estudos identitários e culturais. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Letras - Português) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1999. Acesso em: 11 ago. 2021. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1999 | - | 
| dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como fundamento a análise da condição, sobretudo, social, das personagens protagonistas em Vidas secas (2020) e A terra dos meninos pelados (2018), de Graciliano Ramos. A partir dessa análise é abordada a questão da exclusão, identidade e cultura, considerando os motivos que tornaram as personagens excluídas da sociedade. Assim, a pesquisa elaborada é de cunho qualitativo com estudo bibliográfico, contemplando uma proposta pedagógica para ser utilizada com um público de Ensino Fundamental ou Médio. Nota-se que os escritos estudados são indispensáveis para o ensino de literatura, já que trata da temática de exclusão social, uma causada pela situação econômica e outra pela condição física e, ao mesmo tempo, diz respeito a indagações identitárias e culturais desses indivíduos. Logo, por meio dessas premissas observadas foi válido sugerir uma atividade baseada nessas narrativas, que trabalhe com exclusão, identidade e cultura, para demonstrar a vasta diversidade do comportamento e estado humano que nem todos possuem visão e, por fim, promover a inclusão social. Para este estudo, temos como base teórica publicações de Cassier (2012), Fernandes (2020), Pavloski (2012), Pio (2020), Silva (2000), entre outros. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR | 
| dc.rights | Open Access | en | 
| dc.subject | Exclusão | pt_BR | 
| dc.subject | Identidade | pt_BR | 
| dc.subject | Cultura | pt_BR | 
| dc.subject | Vidas secas | pt_BR | 
| dc.subject | A terra dos meninos pelados | pt_BR | 
| dc.title | Vidas Secas e a Terra dos Meninos Pelados: proposta pedagógica a partir de estudos identitários e culturais | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor | Rosa, Lúcia Regina Lucas da | pt_BR | 
| dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR | 
| dc.degree.graduation | Letras - Português | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Letras - Português) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| sbdias.pdf | Open Access | 208,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

