Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1970
Autor(es): Gonçalo, Cláudio Reis
Borges, Maria de Lourdes
Título: Organizações de Saúde Intensivas em Conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade
Palavras-chave: Conhecimento organizacional;Gestão em saúde;Administração hospitalar
Data do documento: 2010
Editor: USP
Citação: GONÇALO, C. R.; BORGES, M. L. Organizações de Saúde Intensivas em Conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 449-161, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/vbWTWZBKmqDMSJzNWbx6mxj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 06 ago. 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar elementos críticos de gestão para promover a transformação de uma organização tradicional para uma organização de aprendizagem em serviços de alta complexidade em saúde. Assume-se que as organizações tradicionais são aquelas gerenciadas com ênfase na informação, e as organizações de aprendizagem são aquelas gerenciadas com ênfase no desenvolvimento de conhecimento. O conhecimento organizacional é reconhecido como um dos recursos de grande valor estratégico para a prestação de serviços de alta complexidade. A análise da gestão em serviços de saúde intensivos em conhecimento está estruturada a partir da qualificação do processo assistencial, o qual engloba as etapas de acesso, da permanência e da continuidade do tratamento. Realizou-se um estudo de caso em um hospital privado do Rio Grande do Sul, cuja estratégia de diferenciação é atuar na resolução de problemas de alta complexidade. Entre os elementos gerenciais críticos evidenciados salientam-se: que o paciente precisa ser compreendido como cliente; que o vínculo com a instituição não termina no final do atendimento hospitalar, mas somente na resolução do problema enfrentado com a doença; e que as especialidades precisam estar harmonizadas e dispostas a compartilhar conhecimento, impulsionadas por protocolos assistenciais reconhecidos por todos.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
crgonçalo.mlborges.pdfOpen Access376,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.