Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalo, Cláudio Reis-
dc.contributor.authorBorges, Maria de Lourdes-
dc.contributor.authorCassol, Alessandra-
dc.contributor.authorOcampo Moré, Rafael Pereira-
dc.date.accessioned2021-08-06T16:02:13Z-
dc.date.available2021-08-06T16:02:13Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGONÇALO, C. R. et al. Storytelling para a identificação de estratégia como prática. RIAE, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 131-153, jan./mar. 2013. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15280. Acesso em: 06 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1963-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é identificar conceitos e aplicações da abordagem storytelling em diferentes contextos de pesquisa. Em particular, a partir da investigação de recentes experiências com a utilização da storytelling, identificou-se uma estrutura de análise de estratégia como prática. Esta estrutura baseia-se no uso do relato de histórias para identificar o gap entre a estratégia pretendida e a estratégia realizada. O uso de histórias como um veículo para transmitir mensagens e feedbacks gerais permite que a estratégia seja compreendida por todos, em diferentes perspectivas. Sob a ótica de um ambiente organizacional complexo, a estratégia pretendida irá diferir da estratégia realizada ou praticada. Tal hiato contém um paralelismo entre o tempo da história singular, ocorrido na realização da estratégia pretendida, e o tempo do desenvolvimento do processo estratégico em si. Nesse espaço temporal, ocorrem ações individuais, as quais formam a história oral vivenciada, coerentes ou não com a intenção de viabilizar objetivos estratégicos. Este artigo pretende contribuir com a análise da estratégia como prática através da valorização de relatos de histórias desenvolvidas em diferentes resoluções de problemas e contextos organizacionais. Apresenta-se uma proposta de análise a partir do uso de storytelling, valorizada como uma abordagem capaz de identificar a evolução e o desempenho da estratégia como intenção, como implementação ou como prática. Sugere-se que esta dinâmica de análise possa potencializar a criação de uma capacidade estratégica de perseguir o futuro vislumbrado, através de uma disciplina sistemática da compreensão e reinterpretação da execução da atividade vivenciada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUninovept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectEstratégia Pretendidapt_BR
dc.subjectEstratégia como Práticapt_BR
dc.titleStorytelling para a identificação de estratégia como práticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
crgonçalo.etal.pdfOpen Access501,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.