Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConcatto, Natália Alves-
dc.date.accessioned2021-08-06T13:43:49Z-
dc.date.available2021-08-06T13:43:49Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCONCATTO, Natália Alves. A capacitação e desenvolvimento do servidor na administração pública. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1953. Acesso em: 06 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1953-
dc.description.abstractDiante da necessidade de ter uma intermediação no atendimento ao público que seja eficaz e eficiente, busca-se a qualificação da mão de obra e uma infraestrutura para não comprometer a motivação e desempenho dos servidores. A partir desta constatação, o objetivo desse artigo é analisar, por meio da aplicação de um questionário junto aos colaboradores do SINE Canoas, a percepção destes no que se trata a valorização, assessoramento e o quanto se sentem motivados a exercer as suas funções no cargo público. Metodologicamente o trabalho contou com uma revisão bibliográfica sobre o tema da teoria do capital humano e, posteriormente, realizou um estudo de caso no SINE Canoas, aplicando um questionário com 13 perguntas via GoogleForms com o intuito de entender as suas necessidades, percepções, formação profissional, tempo do exercício da sua profissão e posicionamento quanto ao trabalho que exercem, de que maneira exercem, qual o reconhecimento que eles recebem diante do Estado e suas sugestões de melhoria para capacita-los e desenvolve-los quanto profissionais. Constatou-se que quanto maior o esforço do Estado em subsidiar os colaboradores para se sentirem motivados e capacitados a exercerem suas funções de maneira que satisfaça os usuários e venham a ter um desempenho mais eficaz, maior será o engajamento da equipe, padronização das atividades e relacionamento interpessoal. Ressalta-se a importância do atendimento ao público e a produtividade no desempenho das atividades por parte do trabalhador, tratando da teoria do capital humano. No caso específico do SINE Canoas, estudo deste trabalho, treinamento, atualização e padronização dos serviços melhoram o ambiente interno para conseguir acolher os usuários de maneira mais produtiva e melhorar o desempenho diário de suas atividades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCapital Humanopt_BR
dc.subjectAtendimento ao públicopt_BR
dc.subjectCanoaspt_BR
dc.subjectSINEpt_BR
dc.titleA capacitação e desenvolvimento do servidor na administração públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusãopt_BR
dc.contributor.advisorBem, Judite Sanson dept_BR
dc.degree.localCanoaspt_BR
dc.descriptionBuscando analisar e verificar os benefícios no que se refere à capacitação e o desenvolvimento dos servidores no exercício das atividades no serviço público, este trabalho tem a finalidade de avaliar a qualificação e intervenção da mão de obra e em relação a importância ou a necessidade de qualificação da sua mão de obra quanto à produtividade, atendimento, avaliação de desempenho e os serviços prestados ao órgão competente em detrimento do cidadão comum.pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
naconcatto.pdfOpen Access978,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.