Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1948
Autor(es): Brochier, Rita de Cássia da Rosa Sampaio
Borges, Maria de Lourdes
Azambuja, Fernanda Maitê
Título: Desenho de cargos do profissional de recursos humanos e sua relação com um modelo funcionalista de gestão
Palavras-chave: Desenho de cargos;Profissional de Recursos Humanos;Modelo funcionalista
Data do documento: 2014
Editor: UCS
Citação: BROCHIER, R. C. R. S.; BORGES, M. L.; AZAMBUJA, F. M. Desenho de cargos do profissional de recursos humanos e sua relação com um modelo funcionalista de gestão. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 1, n. 3, p. 87-104, maio./ago. 2014. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2724/1643. Acesso em: 05 ago. 2021.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as características do desenho de cargos do profissional de Recursos Humanos no Estado do Rio Grande do Sul nas ofertas públicas de emprego do Jornal Zero Hora e como essas características relacionam-se com um modelo funcionalista de gestão. Para tal foram levantados dados através de ofertas públicas de emprego anunciadas no Jornal Zero Hora RS, durante os meses de março, abril e maio/2013. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa com enfoque exploratório, analisados 34 anúncios e amostra ajustada de 9 anúncios. Os principais resultados evidenciaram que atualmente as organizações buscam profissionais com diferentes formações, saberes acumulados, bem como características pessoais de liderança, empatia, motivação, de comunicação e de desenvolvimento. Tais evidências demonstram o quanto as características dos desenhos de cargos das funções de Recursos Humanos estão embasadas em modelos funcionalistas de gestão. Tal entendimento se deve à visão das competências requeridas como instáveis e com necessidade de constantes provas de adequação da capacidade do trabalhador à sua função, em um entendimento utilitarista. Isso faz com que o trabalhador seja responsabilizado individualmente por seu crescimento e tendo que provar sua capacidade laboral em função da sua utilidade para a consecução dos objetivos organizacionais.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rcrsbrochier.mlborges.fmazambuja.pdfOpen Access320,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.