Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Maria de Lourdes-
dc.contributor.authorScholz, Robinson Henrique-
dc.contributor.authorRosa, Graciema de Fátima da-
dc.date.accessioned2021-08-05T16:26:53Z-
dc.date.available2021-08-05T16:26:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBORGES, M. L.; SCHOLZ, R. H.; ROSA, G. F. Identidade, aprendizagem e protagonismo social: sentido do trabalho para sujeitos recicladores. Otra econimia, v. 8, n. 14, p. 83-98, jan./jun. 2014. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/otraeconomia/article/view/otra.2014.814.08. Acesso em: 05 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1947-
dc.description.abstractO objetivo do artigo é analisar como trabalhadores de cooperativas de reciclagem produzem o sentido do seu trabalho. O campo de estudo são seis cooperativas atuantes na reciclagem de resíduos pós-consumo, localizadas nas periferias dos municípios de Canoas e de Esteio (RS, Brasil). A escolha destes empreendimentos se deu por meio da atuação de assessoria prestada pela Incubadora de Empreendimentos Solidários, vinculada ao Centro Universitário La Salle (Unilasalle). Foram realizadas 18 entrevistas semiestruturadas com catadores participantes dos empreendimentos incubados e diários de campo registrados pelos pesquisadores. As entrevistas foram transcritas, sistematizadas e analisadas pela Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que: (i) houve ressignificação da identidade a partir do trabalho coletivo com resíduos pós-consumo, por meio das interações, reflexões e autovalorização do trabalho e do meio ambiente; (ii) houve aprendizado em termos de mudança de comportamento nos níveis individual, interacional e organizacional e (iii) houve reconhecimento do trabalho realizado como uma ação de protagonismo social, em que os sujeitos se sentem contribuindo como cuidadores do planeta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUnisinospt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectidentidadept_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectprotagonismo socialpt_BR
dc.subjectcooperativas de reciclagempt_BR
dc.titleIdentidade, aprendizagem e protagonismo social: sentido do trabalho para sujeitos recicladorespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mlborges.rhscholz.gfrosa.pdfOpen Access252,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.