Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1940
Autor(es): Matos, Paola Rodrigues de
Borges, Maria de Lourdes
Título: Magia para quem? Uma análise crítica do intercâmbio de turismo na Disney World
Palavras-chave: Turismo de Intercâmbio;Gestão das emoções;Disney
Data do documento: 2018
Editor: PASOS
Citação: MATOS, P. R.; BORGES, M. L. Magia para quem? Uma análise crítica do intercâmbio de turismo na Disney World. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 16, n. 2, p. 415-428, 2018. Disponível em: http://ojsull.webs.ull.es/index.php/Revista/article/view/1120. Acesso em: 05 ago. 2021.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar criticamente as percepções de encantamento e/ou desencantamento de jovens brasileiros que passaram por experiências de intercâmbio na cultura organizacional da Walt Disney World (Orlando). Foi realizada uma pesquisa qualitativa e entrevistados 17 ex-intercambistas brasileiros que trabalharam na Disney no período de 2008 a 2013. Uma análise de conteúdo foi realizada sobre os dados sistematizados. Os resultados indicam que, por meio do mote do encantamento e da magia, é exigido dos intercambistas um trabalho emocional dentro da cultura organizacional afetiva da Disney que tem como prerrogativa a exibição incondicional de emoções de felicidade e alegria por parte dos trabalhadores. Além da força laboral, a simpatia do trabalhador é mercantilizada e revertida em lucro para a empresa por meio de uma gestão das emoções, onde a regulação emocional ocorre em meio tanto à falta de crítica quanto ao desencantamento diante de exigências físicas e emocionais exaustivas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
prmatos.mlborges.pdfOpen Access132,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.