Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1666
Autor(es): Baierle, Débora Carline
Título: Resíduos sólidos urbanos e reciclagem: estudo sobre as emissões de dióxido de carbono
Palavras-chave: Cooperesíduos;Reciclagem;Valoração Ambiental;São Leopoldo;Rio Grande do Sul
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: BAIERLE, Débora Carline. Resíduos sólidos urbanos e reciclagem: estudo sobre as emissões de dióxido de carbono. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado acadêmico em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1666. Acesso em: 26 maio. 2021.
Resumo: A Cooperativa de Catadores de Resíduos e Prestadora de Serviços de São Leopoldo Ltda. (Cooperesíduos) foi a primeira cooperativa responsável pela reciclagem de resíduos sólidos urbanos oriundos da coleta regular domiciliar do município de São Leopoldo - RS. A cooperativa, fundada em 1998, teve suas atividades suspensas no ano de 2018, quando os resíduos sólidos urbanos recolhidos passaram a ser encaminhados diretamente ao aterro sanitário. Com base nessa problemática, esta dissertação teve como objetivo estudar as emissões de dióxido de carbono (CO2) evitadas pela atuação da Cooperesíduos em São Leopoldo entre 2013 e 2018. Para cumprir tal propósito, foi utilizada a metodologia AMS-III.AJ para ressaltar o valor da reciclagem, fundamentada no cálculo da recuperação e reciclagem de resíduos sólidos sugerida pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC). Os dados e materiais utilizados são provenientes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), além de documentos de origem pública e privada, pertencentes ao poder municipal e à Cooperesíduos, respectivamente. Os resultados apontam que as atividades de reciclagem realizadas pela Cooperesíduos entre 2013 e 2018 evitaram a emissão de 37.236.559,29 Kg CO2, além de possibilitar que 7.539,38 toneladas de resíduos tivessem a destinação ambientalmente correta. A Cooperesíduos, através de seu trabalho cooperativo de reciclagem, é um caso exemplar para a redução de CO2 na atmosfera.
Descrição: Considerando o lastro temático apresentado, a presente dissertação tem como objetivo principal estudar as emissões de CO2 evitadas pela atuação da Cooperesíduos por meio da reciclagem no município de São Leopoldo, no período de 2013 a 2018.
Orientador(es): Viegas, Danielle Heberle
Coorientador(es): Bem, Judite Sanson de
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dcbaierle.pdfOpen Access1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.