Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1572
Autor(es): Schneider, Carlos Evandro
Título: Identidade dos Profissionais do Magistério: um estudo de políticas públicas no município de Teutônia (RS) a partir de memórias docentes
Palavras-chave: Memória social;Identidade docente;Políticas públicas;Profissionais magistério
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: SCHNEIDER, C. E. Identidade dos Profissionais do Magistério: um estudo de políticas públicas no município de Teutônia (RS) a partir de memórias docentes. 2020. 152 f. Relatório Técnico (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1572. Acesso em: 26 abr. 2021.
Resumo: A proposta desta pesquisa parte da ideia de que o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, enquanto política pública, é um elemento chave da identidade profissional do Professor. Foi motivada também por um pressuposto pessoal que quando o corpo docente se sente parte de algo maior, a inovação é estimulada e não ocorre estagnação profissional. Assim, esse trabalho propõe a discussão sobre a identidade dos Profissionais do Magistério e sua relação com a implementação de políticas públicas. Refere-se a um estudo de caso em Teutônia/RS, município de origem germânica, que possui destaque econômico na região onde está situado, com elevado número de migrações ao longo de sua história, criando um grupo docente multifacetado. Emerge, então, como problema de pesquisa, como as políticas públicas impactam na constituição da identidade dos Profissionais do Magistério da rede municipal de Teutônia? O objetivo geral é subsidiar a elaboração de Relatório Técnico que apresente de que forma as políticas públicas impactam na construção da identidade dos Profissionais do Magistério em Teutônia. Para o desenvolvimento deste trabalho, serão utilizados os estudo dos conceitos de: a) memória e identidade, com base em autores como Halbwachs, Candau e Tedesco para o entendimento de como se constitui a identidade; b) políticas públicas, segundo estudos de Ball, Mainardes, Bittencourt e Werle, para a elucidação de como elas próprias são constituídas e as arenas de disputa; e c) gestão de pessoas no contexto educacional, com contribuições de Marques, Abreu e da própria legislação pertinente. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e, também descritiva, pois, ao seu final irá redimensionar informações pertinentes ao assunto principal a que se destina. Com relação aos métodos de coleta dados, foram envolvidos levantamento bibliográfico a partir de leituras de autores que dão sustentação ao assunto e revisão documental da legislação pertinente ao assunto pesquisado e de informações específicas do município de Teutônia. Também foram realizadas entrevistas temáticas com Professores que compõem o quadro de carreira do Magistério Público Municipal de Teutônia, orientadas no sentido de atender às demandas dos objetivos específicos propostos. A análise das entrevistas, por meio da técnica de análise de conteúdo, foi o norteador do desenvolvimento do trabalho principal, o qual foi enriquecido pelas narrativas e percepções dos envolvidos na temática da pesquisa. Dentre os achados de pesquisa, foi possível constatar que as políticas públicas são, de fato, elementos que interferem na constituição da identidade docente, uma vez que ela estabelece parâmetros mínimos de atribuições laborais e retribuições, nem sempre pecuniárias, capazes de satisfazer os profissionais além de atraírem vários candidatos a ingressarem neste grupo, justamente em virtude das políticas públicas adotadas no município destinadas a esta categoria.
Orientador(es): Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Coorientador(es): Waismann, Moisés
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ceschneider.pdfOpen Access4,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.