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http://hdl.handle.net/11690/1443
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Spohr, Fabiele Lermen | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-20T18:33:49Z | - |
dc.date.available | 2021-01-20T18:33:49Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SPOHR, Fabiele Lermen. A relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadas. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1443. Acesso em: 20 jan. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1443 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se insere no campo interdisciplinar das memórias sociais, cujas narrativas sobre as práticas de professoras alfabetizadoras pretendeu evocar a importância de utilizar estratégias e habilidades da consciência fonológica junto às crianças em fase de alfabetização. Foram analisadas as evidências de narrativas metodológicas de alfabetização e letramento, sob o viés das memórias sociais de um grupo de professoras alfabetizadoras de uma escola privada. Quanto à viabilidade da pesquisa, esse trabalho contemplou as memórias sociais de um grupo selecionado de professoras evidenciando suas metodologias de alfabetização e letramento. A investigação, de cunho qualitativo, foi baseada em entrevistas semiestruturadas, de modo presencial e online, com seis professoras de pré-escola e de alfabetização. Assim, foram analisadas as metodologias empregadas para o processo de alfabetização e letramento, bem como, seus conhecimentos sobre a importância da consciência fonológica neste processo. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, além da apresentação dos sujeitos entrevistados. A análise de conteúdo destaca as metodologias e memórias do processo de alfabetização. Foi evidenciada, através das narrativas memoriais metodológicas de alfabetização e letramento, sob o viés das memórias sociais das professoras alfabetizadoras, a necessidade de compreender a importância da inserção da consciência fonológica no processo de ensino da alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Memória social | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.title | A relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Rosa, Lúcia Regina Lucas da | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Araújo, Margarete Penerai | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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