Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1423
Autor(es): Gregory, Josemir José
Título: Memória social da colonização germânica em Estrela - RS: igrejas como espaços de memória
Palavras-chave: Memória socia;Colonização alemã;Igrejas;Plataforma digital
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: GREGORY, Josemir José. Memória social da colonização germânica em Estrela - RS: igrejas como espaços de memória. 2020. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1423. Acesso em: 15 out. 2020.
Resumo: A presente dissertação busca versar sobre a memória social da colonização germânica em Estrela/RS a partir da compreensão das igrejas como espaços de memória. Como produto final, foi elaborada uma plataforma digital interativa, por meio da qual são indicadas as primeiras picadas e igrejas católicas e luteranas construídas quando do início da colonização do município. Nesse sentido, o estudo é justificado por tratar-se de uma ferramenta metodológica para estudos da área da História voltada, prioritariamente, para uso no Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e privadas do município de Estrela. Para realização da pesquisa foram utilizadas fontes documentais que compõem o acervo do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) relacionados à imigração e à colonização, notoriamente um mapa do município datado de 1922.
Orientador(es): Viegas, Danielle Heberle
Coorientador(es): Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jjgregory.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.