Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1255
Autor(es): Cardoso, Patrícia Luisa
Título: Avaliação do plano da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Plano de recursos hídricos;Indicador de acompanhamento;Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos;Gestão de recursos hídricos
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Citação: CARDOSO, Patrícia Luísa. Avaliação do plano da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1255. Acesso em: 9 dez. 2019.
Resumo: De acordo com a Lei Federal nº 9.333/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e o Sistema Nacional de Recursos Hídricos, os Planos de Recursos Hídricos têm como objetivo principal assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade das águas em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos. Dentro do conteúdo destes Planos, o desenvolvimento do “Programa de Ações” é ferramenta fundamental para que os objetivos e metas da PNRH sejam atingidos. A presente pesquisa teve seu foco na avaliação da implementação das 37 ações previstas no Programa de Ações do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio dos Sinos. Quanto à metodologia empregada, foram utilizadas abordagens qualitativa e quantitativa. Para a avaliação quantitativa foram definidos e aplicados indicadores de acompanhamento. E para a abordagem qualitativa foram realizadas consultas aos diversos órgãos responsáveis pela implementação do Plano, além de pesquisa documental sobre o tema. Como resultado da pesquisa realizada foi possível constatar que a maioria das ações foram iniciadas e muitas delas atingiram a meta para o período considerado. Constatou-se, também, a importância da definição de indicadores de acompanhamento e de desempenho, bem como a necessidade de adoção de ferramentas de gestão para apoiar e garantir que as metas previstas sejam atingidas quando da implementação dos Planos de Recursos Hídricos.
Orientador(es): Sabedot, Sydney
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
plcardoso.pdf6,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.