Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1141
Autor(es): Silva, Lucas Pisoni da
Título: Tratamento de efluente têxtil sintético via processos oxidativos avançados e o uso do zebrafish para avaliação ecotoxicológica
Palavras-chave: Processos oxidativos avançados;Efluente têxtil;H2O2/UV;Reagente fenton;Fenton heterogêneo;Zebrafish (danio rerio)
Data do documento: 2019
Editor: Centro Universitário La Salle
Citação: SILVA, Lucas Pisoni da. Tratamento de efluente têxtil sintético via processos oxidativos avançados e o uso do zebrafish para avaliação ecotoxicológica . 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2019 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1141. Acesso em: 4 nov. 2019.
Resumo: O presente trabalho busca avaliar a utilização de 2 (dois) processos oxidativos avançados conhecido como: H2O2/UV e Reagente Fenton visando o tratamento de efluente sintético têxtil, e definir, através dos resultados obtidos, qual oxidante é mais eficaz para aplicação no tratamento do efluente em questão. Para isso utilizou-se o planejamento de experimentos Box-Behnken visando obter parâmetros estatísticos otimizando o processo experimental afim de buscar conhecer os fatores de maior relevância nos processos e suas otimizações. Esse planejamento experimental trabalhou com três fatores e três níveis. Os estudos mostraram que no processo H2O2/UV a eficácia de remoção da cor foi de 55,66% com os fatores nas seguintes condições: H2O2/UV – Tempo = 120 minutos, pH = 11, concentração de H2O2 = 1000 mg L-1. Já no processo Reagente Fenton obtivemos a remoção de cor de 99,55 % com os fatores nas seguintes condições: Reagente Fenton - Razão H2O2:Fe2+ = 45:1, concentração de H2O2 = 0,9862 e pH 3. Também se avaliou a ecotoxicidade nos processos utilizados após os tratamentos em suas melhores condições de degradação e remoção da Cor onde apresentou toxidade aguda no efluente oriundo do tratamento via H2O2/UV o qual proporcionou a mortalidade de 100 % dos animais testados. Já no efluente testado após o processo Reagente Fenton não apresentou mortalidade e nem diferença significativa quando comparado ao grupo controle. Com relação ao efluente bruto, o mesmo apresentou diferença significativa apresentando assim um ambiente tóxico para os animais. Também foi estudado a viabilidade da utilização de rejeitos da indústria Metalmecânica conhecido como cavacos no processo Fenton Heterogêneo. Esse processo se deu de maneira contínua onde se utilizou uma coluna de vidro recheada com o rejeito atingido 99,65 % de degradação do efluente em menor tempo de residência com 1,3149 mg/L-1 de H2O2, sendo essa a menor concentração do estudo demonstrando total relevância e potencial de aplicação. O objetivo deste trabalho é a aplicação de processos oxidativos avançados em efluente têxtil sintético azoico, visando à descoloração, degradação, a busca por melhores condições experimentais e uso de bioindicador (Danio rerio) como parâmetro da eficácia dos processos realizados.
Orientador(es): Taffarel, Silvio Roberto
Coorientador(es): Marqueze, Alessandra
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lpsilva.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.