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http://hdl.handle.net/11690/921
Autor(es): | Mattos, Rejane Maria Cunha |
Título: | Desafios para uma educação emancipatória |
Palavras-chave: | Educação;Ensino profissional;Trabalho;Emancipatória;Políticas públicas;Educação profissional |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Centro Universitário La Salle |
Resumo: | O presente trabalho de dissertação, Desafios para uma Educação Emancipatória,
faz parte da linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, tendo como
objetivo examinar e aprofundar a questão sobre a formação dos alunos “trabalhadores”,
verificando se a partir do preparo técnico, eles vivenciaram processos de
emancipação social com novas possibilidades de inserção profissional. Este trabalho
compreende basicamente dois momentos essenciais em sua estrutura: primeiramente
apresenta as origens do trabalho, seus conceitos fundamentais e os aspectos históricos
da educação profissional no Brasil. Finalizando esta primeira parte, são analisadas
diferentes compreensões sobre emancipação social na perspectiva de diferentes
pensadores. O segundo momento da presente dissertação inclui os procedimentos
metodológicos que foram utilizados para a efetivação da pesquisa qualitativa,
a análise das informações e dados obtidos pelos alunos egressos dos cursos
técnicos de Meio Ambiente e Biblioteconomia, em termos de compreensões que os
alunos trabalhadores elaboram sobre a atividade profissional que desempenham no
meio social onde atuam. The present work of dissertation, Challenges for Emancipatory Education, is part of the Management, Education and Public Policies research field. It aims at examining and deepening the working students formation issue, checking whether they have experienced social emancipation process with new possibilities of professional insertion from technical school. This study basically comprehends two major subjects in its structure: firstly it introduces labor sources, its elementary concepts and the historic aspects of professional Education in Brazil. Having closed this first part, different understanding about social emancipation under the perspective of different thinkers are taken in consideration. The second moment of the present study includes methodological procedures which were taken for qualitative research to be carried out, information and data gotten by the students who came from Environment and Bibliotechonomy technical school out of understanding which working students come to about the professional activity they perform, in the social environment where they live. |
Orientador(es): | Andreola, Balduino Antonio |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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