Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jeferson Luís dapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-15T17:00:44Z-
dc.date.available2018-08-15T17:00:44Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/909-
dc.description.abstractO presente trabalho tem sua origem na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e buscou sinalizar limites e possibilidades relacionadas ao saber/pensar na educação, a partir de uma reflexão de cunho eminentemente filosófico. Tendo como consequência um ensaio que contemplou dois modos distintos e sustentados pelo autor como complementares, de percepção e pensamento, um baseado no raciocínio tecnológico da engenharia e outro sob a perspectiva do senso comum enquanto possível espaço de negociação hermenêutica, sinalizando que, talvez, este último modelo, pautado na negociação, possa obter melhores resultados no ambiente educacional quando se busca enfrentar os temas ligados à complexidade, marca de nosso tempo. Para esta tarefa foi adotado como método, a lógica da abdução e o ensaio, onde se buscou maior flexibilidade de comunicação sem abdicar do rigor lógico. Este trabalho foi se constituindo tendo como referência diversas perspectivas em distintos autores, Baudrillard (1991), Bauman (2007), Benjamin (1994), Castells (2005), Lévy (2005), Maffesoli (2010), Postman (1994), Sennett (2014), entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThis study has its origin in the search line Cultures, Languages and Technologies in Education and sought signal limits and possibilities related to knowledge / thinking in education, from an eminently philosophic reflection. Resulting in an essay that included two different ways and sustained by the author as complementary, perception and thought, one based on technological reasoning engineering and another from the perspective of common sense as possible space of hermeneutics trading, signaling that perhaps this latest model, based on negotiation, can get better results in the educational environment when seeking face the issues related to complexity, mark of our time. For this task was adopted as a method, the logic of abduction and testing, which sought greater flexibility of communication without giving up the logical rigor. This study was constituted with reference to various perspectives in different authors Baudrillard (1991), Bauman (2007), Benjamin (1994), Castells (2005), Levy (2005), Meffesoli (2010), postman (1994), Sennett (2014), among others.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.titleEducação, tecnologia e complexidade: um ensaio sobre as (im)possibilidades de saber/pensar na educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRatto, Cleber Gibbonpt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jlsilva.pdf609,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.