Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoraes, Magali Saquete Limapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-21T20:31:44Z-
dc.date.available2016-10-21T20:31:44Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/575-
dc.description.abstractA presente investigação focaliza os principais fundamentos da pedagogia montessoriana no que tange aos aspectos relativos à teoria e ao método propostos por Maria Montessori, desde o final do século XIX, e adaptados aos contextos educativo e curricular contemporâneos na Prima-Escola Montessori, localizada na Cidade de São Paulo. A referida Instituição tem seu trabalho reconhecido ao longo de quase três décadas no território brasileiro e também no plano internacional por ser a única instituição educacional sul-americana citada no Around the World in 100 Years – Montessori Centenary. Considerando, a priori, a pertinência de estudos que oportunizem o resgate da dimensão pedagógica na história do currículo das organizações educativas, este trabalho apresenta como problema de pesquisa a seguinte indagação: quais são as contribuições pedagógicas do modelo curricular montessoriano aplicado à Educação Básica na escola brasileira contemporânea? Para respondê-la, foi desenvolvida uma pesquisa, de cunho predominantemente qualitativo, baseada na observação participante por meio de entrevistas semiestruturadas e fotografias. Nesse sentido, o trabalho estrutura-se em três capítulos. O primeiro capítulo faz um resgate de fatos significativos da trajetória da vida pessoal e profissional de Maria Montessori; o segundo apresenta uma abordagem das ideias básicas da pedagogia científica desenvolvida por ela e a gênesis dos princípios, que fundamentam seu método educativo; e o terceiro fala sobre a pesquisa de campo realizada na Prima-Escola Montessori de São Paulo, com a intenção de permitir uma análise crítica entre teoria e prática e verificar quais são, na atualidade, os valores e as possibilidades desse sistema de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThe following investigation focus on the main foundations for the montessorian pedagogy about aspects related to the theory and the method proposed by Maria Montessori since the end of the XIX century and adapted to contemporary educational and curricular contexts at Prima –Escola Montessori, in São Paulo. This school has been recognized for its work for almost three decades in the Brazilian territory and also internationally, being the only South-American one mentioned in Around the World in 100 Years – Montessory Centenary. Taking into consideration the relevance of studies that permit the rescue of the pedagogical dimension in History of the curriculum of the educational institutes, the following work presents, as research problem, the following question: What are the pedagogical contributions to the montessorian curricular model applied to Basic Education in contemporary Brazilian Schools? A predominantly qualitative research was developed to answer it, based on interactive observation, semi-structured interviews and photographs. For that objective, this work is structured in three chapters. The first chapter is a rescue of the significant facts related to Maria Montessori’s personal and professional life; the second presents an approach of basic ideas concerning the scientific pedagogy developed by her and the genesis of the principles that are the bases for her educational method; and the third is about the applied research at Prima-Escola Montessori in São Paulo, with the intention of permitting critical analysis between theory and practice and verifying the values and the possibilities of this teaching system nowadays.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaria Montessoript_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTeoria e Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectAmbientes Educativospt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleEscola Montessori: um espaço de conquistas e redescobertaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorNogueira, Sandra Vidalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mslmoraes.pdf5,96 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.