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http://hdl.handle.net/11690/4458Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Mota, Natália Droescher dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-11T18:26:57Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-11T18:26:57Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4458 | - |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como temática a reflexão sobre a abordagem educacional maker, no contexto do ensino fundamental em escolas públicas. Seu objetivo geral é compreender as contribuições apresentadas nas dissertações, teses e artigos, para o aprofundamento sobre a abordagem educacional maker no contexto do ensino fundamental. O estudo se insere na linha de pesquisa Culturas, linguagens e tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade La Salle - Canoas e integra o Grupo de Pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Trata-se de uma investigação de caráter bibliográfica e qualitativa, cujos dados foram submetidos à metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Segundo a autora, a função primordial da análise do conteúdo é o desvendar crítico. O corpus investigativo principal foi constituído a partir do levantamento de cinco dissertações e duas teses disponibilizadas no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e complementado por cinco artigos encontrados no Google Scholar, referente ao período de 2015 a 2024. A análise foi realizada com base em três eixos principais: Foco investigativo; Fundamentos teóricos e abordagem metodológica. Os achados evidenciam a potência da abordagem educacional maker em promover experiências pedagógicas contextualizadas, capazes de fomentar o protagonismo estudantil e de articular tecnologias com intencionalidade pedagógica. Ao mesmo tempo, revelam a polifonia de significados atribuídos ao termo, indicando que muitas produções permanecem fragmentadas e pouco articuladas à BNCC (2018), ao anexo BNCC Computação (2022) e ao currículo escolar. Tais limites sinalizam a necessidade de ampliar pesquisas, reconhecendo que a abordagem educacional maker demanda tempo e continuidade para se constituir como prática pedagógica situada nas realidades das escolas públicas | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
| dc.subject | Maker | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Abordagem Educacional Maker | pt_BR |
| dc.title | A abordagem educacional maker no contexto do ensino fundamental: contribuições da produção acadêmico científica | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor | Backes, Luciana | - |
| Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) | |
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