Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Milena Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-08-08T16:39:00Z-
dc.date.available2025-08-08T16:39:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4415-
dc.description.abstractEsta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGEDU/UNILASALLE). A proposta teve como objetivo responder de que modo vem se dando, na perspectiva dos alunos haitianos, a experiência educacional - potencialmente intercultural - desencadeada pelo processo migratório em escolas públicas de Canoas/RS, no bairro Guajuviras, e como ela impacta os processos de inclusão e exclusão social no âmbito da educação. Além disso, busca-se aprofundar os estudos sobre experiências interculturais decorrentes da imigração contemporânea. Para iniciar o estudo da temática, foi realizado um levantamento de pesquisas sobre a interculturalidade na perspectiva educacional, os processos migratórios, de refúgio e deslocamentos, bem como os desafios psicossociais relacionados a esses contextos e à história da imigração haitiana para o Brasil. Será apresentado, também, o percurso realizado na busca de referencial teórico que fundamenta a discussão e contribui para a produção de ideias que dialoguem com as questões da imigração, educação, interculturalidade e direitos humanos. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, de natureza eminentemente qualitativa e epistemologicamente fundamentada na hermenêutica. O estudo envolveu grupos de discussão com adolescentes haitianos matriculados em escolas municipais de Canoas/RS, além de uma entrevista semiestruturada com seus responsáveis. A análise do material discursivo foi conduzida por meio da Análise Textual Discursiva (ATD).pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleA experiência e a palavra dos adolescentes haitianos na escola pública em Canoas/RS: uma perspectiva intercultural de compreensãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRatto, Cleber Gibbon-
dc.contributor.advisor2Habowski , Adilson Cristiano-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMilenaRL.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.