Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Milena Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T16:39:00Z | - |
dc.date.available | 2025-08-08T16:39:00Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4415 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGEDU/UNILASALLE). A proposta teve como objetivo responder de que modo vem se dando, na perspectiva dos alunos haitianos, a experiência educacional - potencialmente intercultural - desencadeada pelo processo migratório em escolas públicas de Canoas/RS, no bairro Guajuviras, e como ela impacta os processos de inclusão e exclusão social no âmbito da educação. Além disso, busca-se aprofundar os estudos sobre experiências interculturais decorrentes da imigração contemporânea. Para iniciar o estudo da temática, foi realizado um levantamento de pesquisas sobre a interculturalidade na perspectiva educacional, os processos migratórios, de refúgio e deslocamentos, bem como os desafios psicossociais relacionados a esses contextos e à história da imigração haitiana para o Brasil. Será apresentado, também, o percurso realizado na busca de referencial teórico que fundamenta a discussão e contribui para a produção de ideias que dialoguem com as questões da imigração, educação, interculturalidade e direitos humanos. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, de natureza eminentemente qualitativa e epistemologicamente fundamentada na hermenêutica. O estudo envolveu grupos de discussão com adolescentes haitianos matriculados em escolas municipais de Canoas/RS, além de uma entrevista semiestruturada com seus responsáveis. A análise do material discursivo foi conduzida por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Imigração | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.title | A experiência e a palavra dos adolescentes haitianos na escola pública em Canoas/RS: uma perspectiva intercultural de compreensão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ratto, Cleber Gibbon | - |
dc.contributor.advisor2 | Habowski , Adilson Cristiano | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEMilenaRL.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.