Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4202
Autor(es): Silva, Ingrid de Cassia Barbosa
Título: Proposta de manual para auxiliar o desenvolvimento visomotor no processo de aprendizado de crianças com o transtorno do espectro do autismo em programas de ensino na terapia ABA
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista;Terapia ABA;Manual educativo;Criança;Habilidade visiomotora
Data do documento: 2024
Resumo: A dissertação apresenta a elaboração de um Manual de Treinamento ABA, focado no desenvolvimento das habilidades visomotoras em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A importância do desempenho visomotor é destacada, uma vez que essas habilidades são fundamentais para a realização de atividades cotidianas e acadêmicas. A pesquisa busca contribuir para a personalização e otimização das intervenções em terapia ABA, visando melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um manual específico para o treinamento de habilidades visomotoras em crianças com TEA, a ser utilizado em programas de ensino na terapia ABA A revisão da literatura foi realizada para fundamentar a conceituação do TEA e as melhores práticas em terapia ABA. A coleta de dados foi feita de forma quantitativa e qualitativa, visando identificar as dificuldades enfrentadas por crianças com TEA e as intervenções mais eficazes. Os resultados indicam que o manual elaborado é uma ferramenta prática e acessível, que oferece orientações claras para a avaliação e intervenção no desenvolvimento das habilidades visomotoras. As atividades propostas no manual foram estruturadas de forma a serem lúdicas e envolventes, promovendo a participação ativa das crianças. A análise dos dados coletados mostrou que as intervenções propostas podem melhorar significativamente as habilidades visomotoras das crianças. Conclui-se que a elaboração do Manual de Treinamento ABA representa uma contribuição significativa para a prática na terapia ABA, facilitando a aplicação de intervenções por profissionais da saúde e educação. O manual não apenas atende aos objetivos propostos, mas também se alinha com as melhores práticas e evidências científicas disponíveis. A pesquisa sugere que estudos futuros explorem a eficácia do manual em diferentes contextos educacionais e terapêuticos, contribuindo para o avanço das práticas na terapia ABA e para a inclusão de crianças com TEA em ambientes educacionais.
Orientador(es): Silva, Fernanda Rabaioli
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

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