Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ingrid de Cassia Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T23:46:20Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T23:46:20Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4202 | - |
dc.description.abstract | A dissertação apresenta a elaboração de um Manual de Treinamento ABA, focado no desenvolvimento das habilidades visomotoras em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A importância do desempenho visomotor é destacada, uma vez que essas habilidades são fundamentais para a realização de atividades cotidianas e acadêmicas. A pesquisa busca contribuir para a personalização e otimização das intervenções em terapia ABA, visando melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um manual específico para o treinamento de habilidades visomotoras em crianças com TEA, a ser utilizado em programas de ensino na terapia ABA A revisão da literatura foi realizada para fundamentar a conceituação do TEA e as melhores práticas em terapia ABA. A coleta de dados foi feita de forma quantitativa e qualitativa, visando identificar as dificuldades enfrentadas por crianças com TEA e as intervenções mais eficazes. Os resultados indicam que o manual elaborado é uma ferramenta prática e acessível, que oferece orientações claras para a avaliação e intervenção no desenvolvimento das habilidades visomotoras. As atividades propostas no manual foram estruturadas de forma a serem lúdicas e envolventes, promovendo a participação ativa das crianças. A análise dos dados coletados mostrou que as intervenções propostas podem melhorar significativamente as habilidades visomotoras das crianças. Conclui-se que a elaboração do Manual de Treinamento ABA representa uma contribuição significativa para a prática na terapia ABA, facilitando a aplicação de intervenções por profissionais da saúde e educação. O manual não apenas atende aos objetivos propostos, mas também se alinha com as melhores práticas e evidências científicas disponíveis. A pesquisa sugere que estudos futuros explorem a eficácia do manual em diferentes contextos educacionais e terapêuticos, contribuindo para o avanço das práticas na terapia ABA e para a inclusão de crianças com TEA em ambientes educacionais. | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Terapia ABA | pt_BR |
dc.subject | Manual educativo | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Habilidade visiomotora | pt_BR |
dc.title | Proposta de manual para auxiliar o desenvolvimento visomotor no processo de aprendizado de crianças com o transtorno do espectro do autismo em programas de ensino na terapia ABA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Fernanda Rabaioli | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGSDH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ingrid de Cassia Barbosa.pdf | 8,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.