Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3874
Autor(es): Santos, Sarita Cristina Oliveira dos
Título: O desemparedamento da infância na educação infantil: contribuições a partir do Programa Urban95 no município de Canoas, Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Educação infantil;Desemparedamento da infância;Formação docente;Práticas pedagógicas;Projeto Urban95
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, S. C. O. O desemparedamento da infância na educação infantil: contribuições a partir do Programa Urban95 no município de Canoas, Rio Grande do Sul. 2023. 110 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3874. Acesso em: 18 mar. 2024.
Resumo: A presente pesquisa, em nível de mestrado, insere-se na Linha de Pesquisa formação de professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. O problema que move o estudo está planteado pela pergunta: Quais são as concepções dos professores da rede municipal de Canoas, RS sobre o Programa Urban95 na perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil? Em decorrência do referido problema, o objetivo geral constitui-se em: Analisar as contribuições do Programa Urban95 para o desemparedamento da infância na Educação Infantil, a partir da concepção de professores da rede pública do município de Canoas, RS. A metodologia, de abordagem qualitativa, constituiu-se em uma Investigação-Formação-Ação, posto que os docentes envolvidos estiveram em atitude de aprendizes. Foi oferecido um curso de extensão gratuito voltado aos professores da Educação Infantil do município de Canoas, com o intuito de divulgar o Programa Urban95 e suas características na perspectiva do desemparedamento da infância, em uma ação conjunta entre a Universidade La Salle e a Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro, da Rede Municipal de Canoas/RS. A coleta dos dados foi realizada por meio de uma roda de conversa realizada após o término do curso, com os docentes que aceitaram participar. A análise do corpus investigativo deu-se por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Como eixos de análise, elencamos: Contribuições do Programa Urban95 para o desemparedamento da infância na Educação Infantil; O Programa Urban95 do município de Canoas, RS, na perspectiva docente. Os resultados sinalizam que: por tratar-se de uma política ainda recente no contexto brasileiro e, especialmente no município de Canoas/RS, algumas contribuições estão ainda sendo compreendidas e/ou exploradas. Contudo, já podemos identificar passos importantes do município neste sentido, a saber: a) Incentivo à cidadania e ao pensamento crítico e criativo; b) Valorização da Casa Comum; c) Promoção da pedagogia do cuidado e do trabalho colaborativo. No que se refere à perspectiva docente, os professores conheciam pouco o conceito de desemparedamento, apesar de alguns já terem ouvido falar. Percebiam que lhes faltava fundamentação teórica para compreender melhor como pedagogicamente inserir este conceito no planejamento. Com relação ao Programa Urban95, não tinham muita clareza de como ele pode se relacionar com o seu trabalho pedagógico. O trabalho colaborativo, o papel da Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro na formação continuada docente e as ações propostas e facilitadas pelo Programa Urban95 contribuem para uma mudança epistemológica no que diz respeito às práticas pedagógicas. Os professores valorizam momentos de troca, de compartilhamento de aflições e de esperanças, e percebem a necessidade de uma prática docente ecológica, voltada à sustentabilidade e à preservação da nossa Casa Comum.
Orientador(es): Jung, Hildegard Susana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
scosantosOpen Access2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.