Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3839
Autor(es): Carneiro, Eduardo Lorini
Backes, Luciana
Título: Game studies e as abordagens baseadas em jogos no contexto educacional
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em jogos;Educação;Game studies;Gamificação
Data do documento: 2023
Editor: Práxis Educacional
Citação: CARNEIRO, E. L.; BACKES, L. Game studies e as abordagens baseadas em jogos no contexto educacional. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11773, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11773. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11773. Acesso em: 29 fev. 2024.
Resumo: No presente artigo, partimos de uma perturbação que emerge no contexto da pesquisa dos autores ao desenvolver diferentes práticas pedagógicas pautadas no pensamento de jogos que, por muitas vezes, causam polifonia de significados. Assim, buscamos identificar os aspectos que diferenciam as abordagens baseadas em game studies, aqui caracterizados como a apropriação dos jogos enquanto artefatos presentes no cotidiano dos seres humanos, por meio da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos. Tratam-se de práticas que se originam a partir das características dos jogos, apontadas por Huizinga (2019), e que se configuram atualmente em diversos contextos, envolvendo tanto os jogos como produto final, como os seus elementos e mecânicas. Na área da educação, evidenciamos que ambas se encontram presentes, se popularizando nos últimos anos como forma de engajamento dos estudantes. Acreditamos, contudo, que a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos potencializam a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades na medida em que promovem a interação, imersão e representação. Por meio de uma revisão bibliográfica, configuramos um inventário de autores que tratam dos jogos e problematizam estas abordagens a partir de uma visão sistêmica, em contextos educacionais. Como resultado de nossas análises, identificamos que suas potencialidades não se resumem apenas ao engajamento, pois geram novas configurações de espaço e ampliam as formas de interação, participação e expressão de estudantes e professores na construção do conhecimento.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11773-Texto do artigo-45120-1-10-20231217.pdfOpen Access1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.