Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3827
Autor(es): | Neves Neto, Raul Maia de Andrade Conte, Elaine |
Título: | Psicogênese da empatia e (re) conhecimento do outro |
Palavras-chave: | Psicogênese da Empatia;Educação;Reconhecimento |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Revista Cocar |
Citação: | NEVES NETO, R. M. A.; CONTE, E. Psicogênese da empatia e (re) conhecimento do outro: Psicogénesis de la empatía y (re) conocimiento del otro . Revista Cocar, [S. l.], n. 12, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4647. Acesso em: 22 fev. 2024. |
Resumo: | O presente artigo explora as implicações educativas da psicogênese da empatia relacionada à importância da experiência que o sujeito adquire na socialização, projetando a construção de um tipo particular de tomada de consciência de si e do mundo, que atribui sentido ao processo de narrar a si mesmo e escutar o outro como condição para a criação de um campo de luta por reconhecimento (HONNETH, 2011). De modo específico, abordamos o potencial educativo decorrente de narrativas de si e do outro para lançarmos a possibilidade de uma psicogênese da empatia, a partir da pesquisa-formação problematizada na prática docente. Concluímos que o processo educativo em seu devir histórico com a psicogênese da empatia na práxis dá primazia ao reconhecimento de elementos expressivos, existenciais e do imaginário social, que consolidam as relações interpessoais, de visibilidade das ações e sentimentos, sobretudo, na perspectiva de um nós competente e autorreflexivo. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Psicogênese+da+empatia+e+(re)+conhecimento+do+outro.pdf | Open Access | 333,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.