Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3826
Autor(es): Cardoso, Cristiele Borges dos Santos
Conte, Elaine
Título: Mini-histórias: experiências de formação e pesquisa
Palavras-chave: Mini-histórias;Educação infantil;Experiências
Data do documento: 2023
Editor: Revista HISTEDBR On-line
Citação: CARDOSO, C. B. dos S.; CONTE, E. Mini-histórias: experiências de formação e pesquisa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023047, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8661282. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8661282. Acesso em: 29 fev. 2024.
Resumo: O texto aborda algumas experiências pedagógicas desenvolvidas desde 2017 e voltadas para as práticas estéticas com mini-histórias na Educação Infantil. Trata-se de discutir, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico, para contextualizar as práticas estético-formativas de mini-histórias à criação de significados. As mini-histórias se configuram como formas de ver e narrar o cotidiano infantil, além de fazer parte da documentação pedagógica oriunda da experiência sensível do aprender com as crianças. As contribuições da investigação estão vinculadas aos processos reflexivos do agir pedagógico, em vista de aperfeiçoar as reelaborações didáticas que envolvem a leitura de imagens das questões humanas e educativas, para escutar as crianças e aprender a ser um professor pesquisador da Educação Infantil, defendendo os direitos da criança de crescer e emancipar-se com os outros.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
47_FC_8661282_Santos.Conte.pdfOpen Access1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.