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dc.contributor.authorSantos, Fabiane Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2024-02-28T11:57:36Z-
dc.date.available2024-02-28T11:57:36Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, F. R. Vozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolar. 2023. 96 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3815. Acesso em: 28 fev. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3815-
dc.description.abstractA dissertação parte de inquietações acerca das ações e percepções que impactam a presença ou não da democracia nas escolas. O trabalho investiga as produções de teses, dissertações e artigos no Brasil, em relação às principais tendências e tensões entre políticas educacionais e gestão democrática voltadas para uma educação cidadã, participativa e comunicativa nas escolas brasileiras. A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq). Enquadrada como uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e exploratória. Adotamos a abordagem hermenêutica para a revisão de literatura, no sentido de compreender os caminhos adotados pelas pesquisas relacionadas ao diagnóstico da realidade no cenário atual, para verificar as necessidades e possibilidades rumo a uma escola democrática, aproximando-se do objetivo idealizado pela sociedade. Para confrontar os dados com as análises da realidade pesquisada, teremos como referenciais teóricos norteadores Paulo Freire, Jürgen Habermas e Nancy Fraser. Entendemos que a educação é a motivação para trabalharmos juntos a constituição do ser, em sua construção e participação permeada por questões socioculturais. Essa constituição é interdependente do outro e renovada pela linguagem, por discursos de políticas educacionais e de gestão democrática impulsionada por e com os sujeitos dos espaços escolares, para que seja possível abrigar a pluralidade do ser humano. Assim, levantamos dados para realizar a leitura da realidade encontrada nesse cenário, cuja pergunta norteadora foi de identificar quais são os discursos e ações diagnosticadas nas produções científicas relacionadas que viabilizam ou impedem o exercício pleno da democracia no ambiente escolar. Os resultados manifestam a tensão das vozes convergentes para a construção da gestão democrática com sentido para quem elabora e participa dos projetos das escolas, bem como para as dissonâncias, com o fortalecimento do neoliberalismo assumido sob a tendência administrada, de ação impositiva, sem o reconhecimento do marco situacional que é o contexto e pilar da gestão democrática, do caminhar juntos, do trabalho dialógico e cooperativo na construção participativa nas escolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Access-
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectGestão democrática escolarpt_BR
dc.subjectEducabilidadept_BR
dc.titleVozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorConte, Elaine-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação-
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