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http://hdl.handle.net/11690/3815
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Fabiane Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T11:57:36Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28T11:57:36Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, F. R. Vozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolar. 2023. 96 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3815. Acesso em: 28 fev. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3815 | - |
dc.description.abstract | A dissertação parte de inquietações acerca das ações e percepções que impactam a presença ou não da democracia nas escolas. O trabalho investiga as produções de teses, dissertações e artigos no Brasil, em relação às principais tendências e tensões entre políticas educacionais e gestão democrática voltadas para uma educação cidadã, participativa e comunicativa nas escolas brasileiras. A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq). Enquadrada como uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e exploratória. Adotamos a abordagem hermenêutica para a revisão de literatura, no sentido de compreender os caminhos adotados pelas pesquisas relacionadas ao diagnóstico da realidade no cenário atual, para verificar as necessidades e possibilidades rumo a uma escola democrática, aproximando-se do objetivo idealizado pela sociedade. Para confrontar os dados com as análises da realidade pesquisada, teremos como referenciais teóricos norteadores Paulo Freire, Jürgen Habermas e Nancy Fraser. Entendemos que a educação é a motivação para trabalharmos juntos a constituição do ser, em sua construção e participação permeada por questões socioculturais. Essa constituição é interdependente do outro e renovada pela linguagem, por discursos de políticas educacionais e de gestão democrática impulsionada por e com os sujeitos dos espaços escolares, para que seja possível abrigar a pluralidade do ser humano. Assim, levantamos dados para realizar a leitura da realidade encontrada nesse cenário, cuja pergunta norteadora foi de identificar quais são os discursos e ações diagnosticadas nas produções científicas relacionadas que viabilizam ou impedem o exercício pleno da democracia no ambiente escolar. Os resultados manifestam a tensão das vozes convergentes para a construção da gestão democrática com sentido para quem elabora e participa dos projetos das escolas, bem como para as dissonâncias, com o fortalecimento do neoliberalismo assumido sob a tendência administrada, de ação impositiva, sem o reconhecimento do marco situacional que é o contexto e pilar da gestão democrática, do caminhar juntos, do trabalho dialógico e cooperativo na construção participativa nas escolas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática escolar | pt_BR |
dc.subject | Educabilidade | pt_BR |
dc.title | Vozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Conte, Elaine | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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