Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3801
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Rafael Mautone | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T13:20:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T13:20:12Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, R. M. Cultura Hip Hop para o ensino de história antirracista: educabilidades nos anos finais de Ensino Fundamental. 2023. 166 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3801. Acesso em: 16 dez. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3801 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação busca demonstrar de maneira teórico e prática, como a Cultura Hip Hop estimula Educabilidades para um Ensino de História Antirracista na Educação Formal, com a finalidade de colocar em prática a Lei 10.639/03. O suporte teórico foi construído pelo viés de uma Educação Decolonial, por meio de estratégias de utilização dos elementos e pilares da Cultura Hip Hop como conteúdos e metodologias, no intuito de incentivar engajamento e alegria dos encontros nos espaços educacionais formais, fomentando modos de re-existir diante dos desafios de um espaço que foi reservado, um lugar à margem. Lança mão da noção do Sentipensar como fundamental para entendermos e produzirmos reações ao racismo na sociedade e no Ensino de História. O trabalho foi desenvolvido com o suporte do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas da Unilasalle. A LDBE fundamenta tais necessidades e buscamos essas estratégias por meio das Educabilidades, ações coletivas e rastros ancestrais das culturas africanas e ameríndias, presentes na estética e ética da Cultura Hip Hop que, majoritariamente, encontramos no espaço da rua, um dos territórios privilegiados de manifestação, produção e sociabilização. Foi produzida uma sistematização após realizarmos e observarmos atividades práticas de Ensino de História no 9°ano, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Sapucaia do Sul. As Educabilidades da Cultura Hip Hop criam condições de desenvolvermos no Ensino Formal a educação de forma crítica e horizontal, utilizando estratégias e técnicas como a roda ancestral, sample e mixagem de conteúdos e o Sentipensar por meio da arte promovida pelo Hip Hop em seus diversos elementos e plataformas. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Cultura Hip Hop | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.title | Cultura Hip Hop para o ensino de história antirracista: educabilidades nos anos finais de Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rafael Mautone Ferreira - 2023 Final.pdf | Open Access | 23,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.