Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3783
Autor(es): Santos, Elisângela Cristina Almeida dos
Título: Alfabetização em tempos de pandemia covid-19 em escolas municipais: uma história a ser contada
Palavras-chave: Alfabetização;Pandemia;Gestão educacional;Práticas pedagógicas
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, E. C. A. Alfabetização em tempos de pandemia covid-19 em escolas municipais: uma história a ser contada. 2023. 115 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3783. Acesso em: 13 dez. 2023.
Resumo: Esta dissertação de mestrado aborda o tema da alfabetização em tempos de pandemia, em escolas de uma rede pública municipal. O estudo se caracteriza por ser qualitativo e descritivo, com metodologia de estudo de caso. O objetivo geral foi analisar as ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação do município de Sapucaia do Sul, no que se refere ao processo de alfabetização dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, durante a pandemia pela COVID-19 e retorno às atividades presenciais. Os objetivos específicos foram analisar os dispositivos legais municipais, estaduais e federais, relativos à alfabetização em tempos de pandemia; discutir as dificuldades enfrentadas pelas gestoras e professoras que atuam em uma Secretaria Municipal de Educação, no processo de alfabetização dos alunos; e problematizar as ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação em relação à alfabetização, no período da pandemia e no retorno às aulas presenciais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com três gestoras da Secretaria da Educação e três professoras da rede, que acompanharam turmas de alfabetização desde o início da pandemia. Também foram coletados dados a partir da análise de documentos e dispositivos legais, que demonstraram pouca especificidade em relação à etapa da alfabetização, apresentando regras mais gerais de distanciamento e protocolos de prevenção no período pandêmico. Os resultados das entrevistas indicaram que as principais dificuldades, durante o ensino remoto e híbrido, relatadas pelas participantes, foram lidar com as tecnologias e internet, não ter a interação diária com os alunos e ter pouca participação dos educandos e das famílias nas atividades. No retorno presencial, a pouca frequência dos alunos dificultou a consolidação de aprendizagens. A sobrecarga de trabalho durante o período pandêmico também foi evidenciada pelas professoras. Quantos às ações implementadas pelo município, destacaram-se as formações continuadas, reuniões de planejamento, adesão a programas federais e testagens. Pode-se concluir que as ações normativas e pedagógicas da Secretaria de Educação foram fundamentais para apoiar o trabalho docente no período da pandemia pela COVID-19.
Orientador(es): Dell'Aglio, Débora Dalbosco
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ecasantos.pdfOpen Access879,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.