Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3722| Authors: | Ramos, Roberto Carlos Sarmento, Dirléia Fanfa Menegat, Jardelino |
| Title: | Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes |
| Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Ensinos Fundamental e médio;Ensino remoto |
| Issue Date: | 2021 |
| Publisher: | Fundação Carlos Chagas |
| Citation: | RAMOS, R. C.; SARMENTO, D. F. ; MENEGAT, J. Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes. Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, p. e08170, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8170. Acesso em: 17 nov. 2023 |
| Abstract: | O artigo focaliza as concepções e as práticas de professores sobre a avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia de covid-19. Participaram do estudo de caso 77 professores que atuam nos ensinos fundamental e médio de um colégio da rede privada. As respostas ao questionário, disponibilizado on-line por meio da ferramenta Google Forms, foram categorizadas com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados do estudo são: a flexibilidade para se adaptar às demandas do ensino remoto, a mudança nas concepções docentes e a busca por estratégias diferenciadas de avaliação, a dificuldade da observação e do acompanhamento individual de cada estudante, o atraso ou não devolução de trabalhos avaliativos propostos e a necessidade de formação continuada. |
| Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Educação Física) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| rcramos.pdf | Open Access | 451,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.