Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3722
Authors: Ramos, Roberto Carlos
Sarmento, Dirléia Fanfa
Menegat, Jardelino
Title: Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Ensinos Fundamental e médio;Ensino remoto
Issue Date: 2021
Publisher: Fundação Carlos Chagas
Citation: RAMOS, R. C.; SARMENTO, D. F. ; MENEGAT, J. Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes. Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, p. e08170, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8170. Acesso em: 17 nov. 2023
Abstract: O artigo focaliza as concepções e as práticas de professores sobre a avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia de covid-19. Participaram do estudo de caso 77 professores que atuam nos ensinos fundamental e médio de um colégio da rede privada. As respostas ao questionário, disponibilizado on-line por meio da ferramenta Google Forms, foram categorizadas com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados do estudo são: a flexibilidade para se adaptar às demandas do ensino remoto, a mudança nas concepções docentes e a busca por estratégias diferenciadas de avaliação, a dificuldade da observação e do acompanhamento individual de cada estudante, o atraso ou não devolução de trabalhos avaliativos propostos e a necessidade de formação continuada.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Educação Física)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rcramos.pdfOpen Access451,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.