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http://hdl.handle.net/11690/3687
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Gomes, Cristiane | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T19:56:08Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T19:56:08Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CONTE, E.; GOMES, C. Transtorno do espectro autista em questão. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 115–146, 2023. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18022. Acesso em: 16 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3687 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um fenômeno complexo e cada vez mais comum no sistema escolar, que envolve diferentes síndromes e múltiplos diagnósticos, com características neurológicas distintas e que demandam uma ampla diversidade de estímulos cognitivos, emocionais e de intencionalidade educativa para o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos com TEA. Esses debates, entretanto, podem gerar um excesso de testes, que retratam as enfermidades de nossa triste época, a ponto de nos indagarmos sobre as dificuldades de comunicação pelo acento às deficiências em detrimento das potencialidades das pessoas, especialmente, para lidar com jogos simbólicos, de acesso à imaginação, limites de socialização ou padrões de comportamentos restritivos de fala e adaptativos. Trata-se de uma revisão de literatura de bases hermenêuticas, interpretativas e compreensivas da diferença como aspecto constitutivo da diversidade humana, sendo evidenciada por meio de investigações do autismo em artigos científicos mapeados na plataforma Scielo, no período de 2010 a 2020, favorecendo as articulações da problemática do campo da educação com as contextualizações atuais. Teve como universo empírico a elaboração e a aplicação de um questionário semiestruturado com cinco perguntas para os familiares de crianças com TEA, visto que estamos distantes de práticas escolares cooperativas e de diálogo interdisciplinar que respondam, efetivamente, às diferenças biopsicossociais. Concluímos que promover a reflexão sobre TEA com experiências inclusivas no ensino é uma forma de reconciliar os sujeitos com a valorização humana das diferenças, no sentido de enfrentar os estigmas do passado ou atos de exclusão no cenário da educação vigente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Ensino regular | pt_BR |
dc.subject | Experiências inclusivas. | pt_BR |
dc.title | Transtorno do espectro autista em questão | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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