Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3639
Authors: | Casagrande, Cledes Antonio |
Title: | Da sociedade ao indivíduo e de volta à sociedade: socialização e individuação em G. H. Mead. |
Keywords: | Educação;Socialização;Individuação;Ética;Democracia |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Editora UPF |
Citation: | CASAGRANDE, C. A. Da sociedade ao indivíduo e de volta à sociedade: socialização e individuação em G. H. Mead. Revista espaço pedagógico, [S. l.], v. 28, p. 34-54, 2021. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11323. Acesso em: 09 nov. 2023. |
Abstract: | Este ensaio tem por tema central os processos de socialização e de individuação em George Herbert Mead. Trata-se de um texto teórico e hermenêutico, com fins propedêuticos, ligado ao campo da filosofia da educação. O objetivo consiste em discutir como Mead, em seus escritos, compreende e descreve os processos de formação dos sujeitos sociais e quais as possíveis correlações desses processos com a capacidade de viver em comunidade, sob a égide da ética e da democracia. No texto, argumenta-se que o processo de formação do self remete à socialização individuadora e que a emergência da consciência do “si mesmo” somente é possível por meio da interação e da participação efetiva na vida da comunidade. Por isso, é possível ponderar que a incapacidade de pensar e agir desde uma perspectiva social representa um déficit formativo, de reponsabilidade do próprio indivíduo e também da sociedade. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Teologia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cacasagrande.pdf | Open Access | 240,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.