Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3639
Autor(es): Casagrande, Cledes Antonio
Título: Da sociedade ao indivíduo e de volta à sociedade: socialização e individuação em G. H. Mead.
Palavras-chave: Educação;Socialização;Individuação;Ética;Democracia
Data do documento: 2021
Editor: Editora UPF
Citação: CASAGRANDE, C. A. Da sociedade ao indivíduo e de volta à sociedade: socialização e individuação em G. H. Mead. Revista espaço pedagógico, [S. l.], v. 28, p. 34-54, 2021. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11323. Acesso em: 09 nov. 2023.
Resumo: Este ensaio tem por tema central os processos de socialização e de individuação em George Herbert Mead. Trata-se de um texto teórico e hermenêutico, com fins propedêuticos, ligado ao campo da filosofia da educação. O objetivo consiste em discutir como Mead, em seus escritos, compreende e descreve os processos de formação dos sujeitos sociais e quais as possíveis correlações desses processos com a capacidade de viver em comunidade, sob a égide da ética e da democracia. No texto, argumenta-se que o processo de formação do self remete à socialização individuadora e que a emergência da consciência do “si mesmo” somente é possível por meio da interação e da participação efetiva na vida da comunidade. Por isso, é possível ponderar que a incapacidade de pensar e agir desde uma perspectiva social representa um déficit formativo, de reponsabilidade do próprio indivíduo e também da sociedade.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cacasagrande.pdfOpen Access240,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.