Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3633
Autor(es): Lasta, Sérgio
Casagrande, Cledes Antônio
Título: Dos primatas à civilização: considerações sobre a ética, empatia e educação.
Palavras-chave: Ética;Empatia;Educação;Evolução
Data do documento: 2023
Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará
Citação: LASTA, S. ; CASAGRANDE, C. A. Dos primatas à civilização: considerações sobre a ética, empatia e educação. Revista cocar, [S. l.], v. 16, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5009. Acesso em: 09 nov. 2023
Resumo: Este artigo, em formato de ensaio e pertencente ao campo da Filosofia da Educação, discute a relação entre ética, empatia e educação desde a perspectiva do processo evolutivo. Seu objetivo, orienta-se em investigar como é construída a conduta ética nos seres humanos em paralelo aos primatas. De modo geral, o artigo busca analisar como a conduta ética se fez presente no processo civilizatório, bem como se elaé natural ou fruto da aprendizagem, tanto nos seres humanos quanto nos primatas. O trabalho possui abordagem Hermenêutica e fundamenta-se nos aportes teóricos de De Waal, Freud e G. H. Mead. O artigo evidencia que a empatia é uma capacidade natural nos seres humanos, porém é necessário que haja uma mutualidade na relação mãe-bebê para o seu desenvolvimento como um sujeito capaz de atitudes empáticas. Ademais, ressalta que a educação tem um papel relevante para a construção de uma conduta ética e empática, pois também se baseia em relações intersubjetivas e recíprocas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cacasagrande.pdfOpen Access703,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.